Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Parlamentares debatem sobre primeiro encontro de Câmaras Municipais do Acre

O vice-presidente do Senado da República, Jorge Viana (PT/AC), o presidente da Assembleia Legislativa (Aleac), deputado Ney Amorim (PT), e o presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, Artêmio Costa (PSDC), estiveram reunidos na manhã de segunda-feira, 8, para tratar sobre os últimos detalhes sobre o I de Câmaras Municipais do Acre. O encontro está previsto para acontecer nos dias 15 e 16 deste mês e reunirá os vereadores dos 22 municípios do Estado.

De acordo com Jorge Viana, idealizador do projeto, um dos objetivos centrais da reunião será interligar as câmaras municipais, proporcionando a troca de experiências entre os parlamentares. Ele ressaltou que o evento será suprapartidário.

“O objetivo é melhorar a qualificação da atividade parlamentar e criar uma associação de vereadores. Precisamos juntar experiência e responsabilidades de todos. Juntar senadores, deputados federais e estaduais num encontro histórico que reúna todos os vereadores”, disse o senador.

O parlamentar ressalta ainda que o encontro dará a oportunidade dos parlamentos mudarem a imagem negativa junto à sociedade.

“Cobramos o fato da presidente Dilma não estar bem avaliada, mas o parlamento tem apenas 9% de aprovação no plano nacional. Isso é muito preocupante. A gente vê que há certo desprestígio na atividade política. Este encontro vai nos ajudar a qualificar o trabalho, o uso do parlamento no processo legislativo e melhorar a relação entre as casas legislativas”, diz Jorge Viana.

Por fim, o petista salienta que, durante a oportunidade, será discutida a criação e uma associação de vereadores do Acre. “Esta união é importante, bem como é saudável uma aproximação entre o Senado e as câmaras de vereadores. Como vice-presidente do Senado, eu estarei para ouvir e trocar ideias”, ressalta.

O presidente da Aleac, Ney Amorim, destacou que o encontro fortalece o trabalho legislativo. Ele frisou a necessidade dos vereadores passarem por um processo de reciclagem e de melhor assessoramento a fim de que tenham discernimento sobre suas atribuições.

“Este encontro estará trazendo os vereadores para se reciclar e receber informações para que tenham suporte para atividade parlamentar. Alguns têm dificuldades até mesmo de se deslocar para Capital. Com a vinda dos consultores, tenho certeza que os vereadores vão sair mais qualificados e mais preparados para desempenhar a função nos municípios do interior”, afirma Ney Amorim.

O presidente da Câmara Vereadores, Artêmio Costa, ressalta que algumas câmaras de vereadores não dispõem de estrutura física e nem de pessoal para realizar um bom trabalho, portanto, o encontro será de grande valia.

“Sou procurado por muitos vereadores do interior que querem tirar dúvidas ou receber uma sugestão. A presença dos órgãos de controle vai ser importante para que os parlamentares passem a ver os órgãos de controle como parceiros que zelam pela boa aplicação dos recursos públicos”, afirma Costa.

Sair da versão mobile