X

GUIA GAZETA 17/07/2015: Recital, teatros, prêmios, eventos beneficentes…

Feijoada beneficente para o  professor Carlos Augusto

O querido professor Carlos Augusto está em tratamento de saúde fora do Acre e seus familiares e amigos organizam no próximo dia 2 de agosto, a partir das 11h, uma feijoada beneficente em prol de ajuda financeira para sua recuperação. O evento terá bingo e atrações como Na Base do Samba, Ademar Galvão e Velha Guarda da Mangabeira. Venda de ingressos antecipados na Discardoso, Loja Vivo e Sabor da Toca.

Cantor acreano grava CD em Goiânia

O acreano Alexandre Fonseca já começou a divulgar seu novo CD, que ainda está sendo gravado em estúdio na cidade de Goiânia/GO. As músicas “Amor com você”, “Beija Flor” e “Nega Jane” viraram hits nas rádios goianas e podem ser conferidas no youtube.com. E agora, disponível nas rádios aqui da nossa terrinha também. Confira!

Prêmio MIMO Instrumental está com inscrições abertas

Parte integrante do MIMO Festival desde o ano passado, o Prêmio MIMO Instrumental, que tem o objetivo de descobrir novos talentos da música brasileira, está com inscrições abertas até 20 de julho. O edital selecionará músicos de 18 a 35 anos de todo o país para integrar a programação oficial. Podem se inscrever solistas ou grupos de instrumentistas formados por até cinco pessoas, com trabalhos autorais ou não, nas categorias de música clássica ou popular.  As inscrições e informações detalhadas para participar do Prêmio MIMO Instrumental estão disponíveis no portal mimofestival.com.

Este ano, o MIMO Festival será realizado pela primeira vez no Rio de Janeiro (13 a 15 de novembro) em espaços culturais que são patrimônio da cidade como o Parque Lage,  a Sala Cecília Meireles e a Igreja da Candelária. O festival também será realizado em Paraty (2 a 4 de outubro) e Olinda (20 a 22 de novembro). Já estão confirmados no evento deste ano os sérvios Emir Kusturica & The No Smoking Orchestra e os africanos Salif Keita e Bombino.

MIMO – O MIMO, em 2004, teve sua primeira edição em Olinda e já atraiu 880 mil espectadores em 300 concertos de grandes nomes do cenário cultural nacional e internacional como Buena Vista Social Club, Madredeus, Ibrahim Maalouf, Toninho Horta, Chucho Valdés, Richard Bona, Egberto Gismonti e Richard Galliano.

Chega à 12ª edição como o maior festival de música instrumental do Brasil.  Realizado em cidades que preservam bens e valores culturais do país, oferecerá concertos em espaços do patrimônio histórico como igrejas, teatros, museus e praças.

Além das atividades realizadas, o MIMO deixa um legado por onde passa através da substancial Etapa Educativa. Com o objetivo de fortalecer a música instrumental produzida no país, esta fase do festival é composta por aulas, workshops, oficinas e máster classes ministradas pelos artistas convidados para o evento. As atividades também são gratuitas. (Assessoria)

Palco Giratório apresenta os espetáculos infantis “Criaturas de Papel” e “ O Intrépido Anãmiri”

A partir de domingo, dia 19, o grupo cearense Bricoleiros apresenta os espetáculos infantis “Criaturas de Papel” no domingo (19) e “O Intrépido Anãmiri” na segunda (20), como parte da programação do Palco Giratório, em Rio Branco. As apresentações acontecem a partir das 19h30, no Teatro Plácido de Castro.

Criaturas de Papel – No enredo, papéis brancos ganham formas geométricas e são transformadas em figuras cênicas que ganham vida. O espetáculo fala de encontros enquanto força fundamental do pulso de existir e habitar um espaço.

O intrépido Anãmiri – Traz bonecos e marionetes que contam a encantada história do aprendiz de feiticeiro Anãmiri que, após ser enfeitiçado e perder seu poder de flutuar, parte em busca do antídoto. Durante o espetáculo, a plateia é convidada a participar da mágica jornada e, sem perceber, tornam-se novos personagens da história

Palco Giratório – Criado pelo Sesc, o Palco Giratório é um projeto cultural, que percorre o País desde 1998, e visa aproximar a arte das pessoas, fazendo um mix com apresentações locais e nacionais. O objetivo é facilitar o acesso às artes cênicas e fomentar a formação de plateia, promovendo o intercâmbio cultural.

Sustentado por uma rede de 33 curadores, composta por profissionais residentes em todos os estados brasileiros, o Palco Giratório reúne anualmente uma amostra da produção cênica brasileira.

Festival Matias de Teatro de Rua
As cidades de Bujari, Plácido de Castro, Senador Guiomard e Rio Branco receberão o Festival Matias de Teatro de Rua até o próximo sábado, 19.

Grupos do Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pernambuco, Brasília, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio Grande do Sul encenarão 41 espetáculos abertos, além de oficinas de formação.

A proposta é promover o livre acesso aos bens culturais, por meio da ocupação de espaços públicos, e estimular trocas de experiência e interação artística entre o movimento teatral e a plateia.

Realização da Cia Visse & Versa, Federação de Teatro do Acre (Fetac), Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR) e Serviço Social do Comércio (Sesc). Apoio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB).

Sesc realiza recital de violino com Leonardo Feichas

O Serviço Social do Comércio – Sesc no Acre dando continuidade as suas atividades de difusão na área de musical realiza o recital de Violino com o músico Leonardo Feichas, no dia 18 de julho às 18h30, no Teatro de Arena do Sesc. A entrada é franca.

O Recital – Os “26 Prelúdios característicos e concertantes para Violino Só”, compostos por Flausino Valle (1894-1954), constituem o principal objeto de pesquisa do músico Leonardo Feichas.

Os Prelúdios são peças de curta duração, nas quais F. Valle explora as técnicas do violino, tendo como inspiração o folclore, o ambiente rural e as paisagens de Minas Gerais do começo do século XX, bem como sentimentos e memórias próprias do compositor. Constituem peças únicas e que se destacam na literatura para violino solo, que tiveram sua qualidade reconhecida por intérpretes mundialmente consagrados.

A Gazeta do Acre: