As academias populares ao ar livre fazem parte da política de governo da cidade de Rio Branco iniciada na gestão de Raimundo Angelim (PT/AC), quando prefeito. Agora, como deputado federal, acatou proposta do prefeito Marcus Alexandre e incluiu entre suas demandas de emendas parlamentares a destinação de recursos para a implantação nos bairros da Capital ainda não contemplados com estes equipamentos.
“Todos nós devemos praticar exercícios físicos para ter uma qualidade de vida melhor e contribuir para a melhoria na qualidade de vida da nossa população é uma prioridade”, disse Angelim.
As academias são de uso comunitário e estão no âmbito do programa “Saúde em Movimento”, mantido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O Programa Saúde em Movimento tem como principal objetivo estimular a população a adotar um estilo de vida saudável através da prática de atividades físicas.
O circuito é formado pelo conjunto de dez equipamentos (remada sentada, multi-exercitador com seis funções, estimulador de cavalgada triplo, alongador com três alturas, surf duplo, pressão de pernas triplo, simulador de caminhada triplo, esqui triplo, rotação dupla diagonal triplo, rotação vertical triplo) semelhantes aos de musculação e alongamento das academias convencionais. Podem ser usados por adultos, idosos e crianças a partir de doze anos de idade, não necessitando de ajustes, pois trabalham a musculatura com o uso do próprio peso do corpo. Além dos equipamentos, existe uma placa com orientações sobre as funções de cada aparelho e seguem as normais da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Seus principais usuários são pessoas da melhor idade e o conjunto de ações que envolvem o programa prevê ainda o acompanhamento de profissionais e, se constatada problemas de saúde como obesidade, hipertensão, diabetes e outros, o participante é encaminhado para atendimento médico.
“Essa emenda parlamentar é uma contribuição para que a Prefeitura de Rio Branco possa ampliar a oferta desses equipamentos de atividade física e lazer na cidade, fortalecer a promoção da saúde como estratégia de cuidado integral, promover práticas de educação em saúde, além de estimular a população para a atividade física e prevenção de doenças crônicas”, justificou o deputado. (Assessoria)