GAZETINHAS 05/07/2015
* Tá tudo grampeado!
* Depois de uma semana marcada por demonstrações públicas de “afeto” do presidente Barack Obama ao governo brasileiro, eis que vaza a notícia sobre a espionagem americana a outros 29 telefones do governo petista;
* Além da própria presidente Dilma, como já havia sido divulgado em 2013.
* Xiii.
* De volta ao mundo real, presidenta?!
* De acordo com o site Wikileakes, responsável pela divulgação, nos últimos anos, de documentos sigilosos da diplomacia americana, ministros, assessores e diplomatas brasileiros foram alvos da agência de inteligência.
* Entre os quais, o ex-chefe da Casa Civil Antônio Palocci; o atual ministro do Planejamento, Nelson Barbosa; o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, José Elito Siqueira; e o atual embaixador do Brasil em Washington, Luiz Alberto Figueiredo.
* Além de outros quatro números do Palácio do Planalto, telefone de assessor especial petista, de secretária…
* Aff.
* Capaz que o governo americano saiba mais sobre a Operação Lava Jato do que a própria Polícia Federal brasileira, hein…
* Devem ter ficado horrorizados por lá.
* (Ou não…).
* Ai, que língua!
* Mas, o assunto é sério mesmo.
* E, como se vê, não pode ser tratado somente como “questões de passado”.
* A conferir o posicionamento do governo brasileiro.
* Que seja digno de uma “potência mundial”, como bem destacou o presidente Obama.
* Marombeiros da terrinha estão de cabelo em pé com a deflagração da “Operação Whey”, da Polícia Federal, que visa coibir a venda ilegal de suplementos alimentares no Acre.
* Veio em boa hora…
* Além de prejudicar os empresários locais, que pagam impostos e trabalham com seriedade no ramo, a venda ilegal dos produtos pode trazer sérias consequências à saúde dos consumidores, uma vez que a procedência nem sempre é confiável.
* Com a febre da onda fitness, muitas pessoas acabam apelando para a compra clandestina, em busca de melhores preços.
* Pois, de fato, são mercado-rias caras.
* Mas é bom lembrar que a qualidade é a última preocupação do mercado negro.
* “Contrabandistas vendem mais barato porque os produtos são adulterados e contêm substâncias proibidas danosas à saúde”, acusa um comerciante local.
* Fica o alerta.
* Resumo da primeira semana de julho é frustrante, desanimador:
* Política rasteira; fundamentalismo religioso e homofobia; desrespeito às mulheres, com agressões das mais baixas à própria presidente do país; preconceito racial…
* Volta, Jesus!
* “Eles não sabem o que fazem”.