Pela primeira vez em Manaus, o Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, realizado anteontem, 24, no Centro de Convenções Vasco Vasques – avenida Constantino Nery, Zona Centro-Oeste – deveria ser focado nas peculiaridades e necessidades da região. Entretanto, os governadores aproveitaram o evento para afinar o discurso contra o que consideram a possibilidade de um ‘golpe’ para afastar a presidente Dilma Rousseff do Planalto.
José Melo afirmou que a solução para os problemas atuais do País é mais importante que facções partidárias e um golpe está fora de cogitação. “Combinamos que isso é uma coisa apartidária. Estamos olhando para o nosso País, não às cores partidárias. Não concordamos também com história de golpes. Golpe é do passado”, enfatizou Melo.
Até agora, 12 requerimentos pedindo abertura de processo de impeachment contra a presidente Dilma já foram apresentados na Câmara dos Deputados.
Os governadores de nove Estados da Amazônia Legal assinaram, ao fim do 11º Fórum, a “Carta de Manaus”, com as propostas definidas durante as discussões. O ato de formalização teve a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, do ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, e do ministro chefe de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger. O documento, com as ideias defendidas pelo bloco regional de agentes estaduais, será entregue à presidente Dilma. (Jornal A Crítica)