Pular para o conteúdo

Ministro do Esporte apresenta programas e projetos do Governo Federal a prefeitos do Acre

George Hilton se reuniu com prefeitos no sábado, 4. (FOTO: VAGNER DELGADO/ASCOM)
George Hilton se reuniu com prefeitos no sábado, 4. (FOTO: VAGNER DELGADO/ASCOM)

O ministro do Esporte, George Hilton, se reuniu neste sábado, em um hotel de Rio Branco, com prefeitos acreanos para apresentar programas e projetos do Governo Federal que podem ser acessados no Ministério do Esporte pelas prefeituras, como o Programa de Esporte e Lazer na Comunidade (Pelc) e o Segundo Tempo, além de programa de recuperação de equipamentos esportivos (quadras, ginásios e campos de futebol) que tenham sido afetados pela cheia do Rio Acre.

O ministro George Hilton, que é defensor da interiorização do esporte, acrescentou que além dos dois programas citados, os prefeitos devem buscar recursos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, que no ano passado, destinou R$ 250 milhões a projetos em todo o Brasil. Ele relata que o processo é desburocratizado e que tem a iniciativa privada como principal parceira. Citou ainda que as Vilas do Esporte, que congregam quadras, ginásios e campos de futebol, serão o grande destaque da gestão dele e que muitas deverão ser construídas em 2016, inclusive nas cidades acreanas. “Esse ano, um terço dos recursos estão contingenciados, mas em 2016, as Vilas do Esporte vão ganhar destaque em todo o país”.



George Hilton elogiou o prefeito Marcus Alexandre que segundo ele, “é o prefeito mais bem avaliado do Brasil e faz questão de auxiliar as prefeituras que têm menos capacidade técnica”. Ele que é o prefeito dá total incentivo ao esporte, citando a Arena Race de Esportes Radicais – já inaugurada e o Centro de Iniciação ao Esporte, cujas obras foram autorizadas neste sábado. “Investimentos em esportes podem substituir gastos com segurança pública e saúde. O esporte é ferramenta de inclusão social, saúde pública e de desenvolvimento social e Rio Branco caminha muito bem nessa direção”.

Acompanhamento de projetos    
Outra pauta da reunião, sugerida pelo presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac), prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, foi o acompanhamento de projetos das prefeituras acreanas que estão no Ministério do Esporte para liberação de recursos, ou ainda obras, executadas, mas que não tiveram os recursos liberados. Ficou decidido que o deputado federal Alan Rick, presente na reunião, seja o interlocutor das prefeituras junto ao Ministério do Esporte.

O presidente da Amac, prefeito Marcus Alexandre, garantiu que a Associação dos Municípios do Acre vai prestar todo o apoio aos prefeitos junto ao Ministério do Esporte, para que nenhuma cidade perca recursos. “Só temos a agradecer ao ministro George Hilton, que se colocou a disposição em Brasília para nos auxiliar e que explicou pessoalmente aos prefeitos, o que o ministério tem disponível para que as prefeituras tenham não só equipamentos esportivos, mas programas e ações que realmente sejam de inclusão social e desenvolvimento nas cidades do interior do Acre”.

O prefeito Mano Rufino, de Sena Madureira, que tem projeto de R$1,5 no ministério, para a construção de um Centro de Juventude, diz que o encontro com o ministro, proporcionado pela Amac, “foi muito proveitoso para todos nós, que vamos saber a atual situação de nossos projetos e possibilidades de novos recursos por meio de outros programas que foram apresentados aqui”.

Programas do Ministério do Esporte
O Programa de Esporte e Lazer na Comunidade (Pelc) do Ministério do Esporte é executado em cidades com até 50 mil habitantes. Proporciona atividades esportivas, lúdicas e de lazer para núcleos de até 400 pessoas.

O Programa Segundo Tempo, que é desenvolvido em parceria com as escolas é uma estratégia do Governo Federal para democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social. Os estudantes praticam esportes no contra turno das aulas.

Prefeitos presentes no encontro
Estiveram presentes no encontro com o ministro George Hilton, os prefeitos: Marcus Alexandre, de Rio Branco, que também é presidente da AMAC, Vagner Sales de Cruzeiro do Sul, Jorge Vareda de Capixaba, Alan Anute, de Manoel Urbano, Rivelino Mota, de Santa Rosa, Everaldo Pereira de Brasileia, Francisco Ernilson (Burica) de Rodrigues Alves, Mano Rufino de Sena Madureira, Dr. Betinho, de Assis Brasil, e os representantes das prefeituras de Porto Acre, Alberto Damasceno e de Senador Guiomard, Aldecy Nabor.

O deputado federal Alan Rick, deputado estadual Jonas Lima, secretária estadual de Esportes, Shirley Santos, secretário de Esporte e Lazer de Rio Branco, Afrânio Moura, os vereadores pastor Manoel Marcos, Rose Costa e Gabriel Forneck também estiveram presentes na reunião, além de representantes da Caixa Econômica Federal. (Assessoria PMRB)  

error: Conteúdo protegido!!!