Pular para o conteúdo

Responsabilidade de todos

Esses dois crimes hediondos ocorridos no final de semana devem chamar a atenção e levar a uma séria reflexão não só das autoridades, mas da também sociedade. Não basta apenas lamentar e comover-se.

Evidentemente, que a responsabilidade maior é do poder público que, através das forças de segurança, tem o dever constitucional de prevenir e coibir a violência e garantir a segurança individual e pública.



Vale ressaltar que nesses dois casos, a polícia agiu rapidamente e já identificou e prendeu os assassinos. Mas isso não é suficiente. É preciso insistir num trabalho preventivo de inteligência para identificar e prender essas gangues de malfeitores que agem na cidade antes que ataque. Como também o combate ao tráfico de drogas e de armas.

Este um lado dessa violência insana que precisa ser combatida, diuturnamente, com inteligência e rigor. O outro cabe também à sociedade, através das várias instituições, a começar pela família, depois pela escola, as associações de bairros, as igrejas, os partidos políticos.

O que se observa é que a maioria desses crimes são praticados por jovens que deveriam estar estudando e trabalhando e, certamente, algumas dessas instituições ou todas falharam no seu encaminhamento.

error: Conteúdo protegido!!!