* Seguura, Tião! Ops, peão!
* Expoacre 2015 segue com participação expressiva do público, mesmo que seja só pra dar o tradicional passeio no parque.
* Como já era esperado, a famigerada crise afeta, sim, o bolso do povão, que reclama dos preços da comida e da bebida, principalmente nos grandes restaurantes.
* Mas nada lá muito diferente de anos anteriores.
* O fato é que empresários também pagaram caro para ocuparem o espaço e, obviamente, que vão repassar o preço para o consumidor.
* É assim que funciona a economia.
* “A culpa é da Dilma!”, grita o seu Lunga lá de trás.
* Tá bom, tá bom.
* Só dela, não…
* Mas, em parte, não deixa de ser verdade.
* Falando na fera, governadores dos 27 estados do país, inclusive o nosso, participam, hoje, de reunião com a presidente, em Brasília.
* O objetivo é discutir assuntos relacionados à responsabilidade fiscal e colaboração federativa e firmar um “pacto de governabilidade”, diante da crise que assola o país.
* Seria uma reação da presidente ao clima de disputa política no Congresso, que retoma as atividades legislativas na próxima semana.
* Dilma estaria disposta a pedir ajuda dos governadores para mobilizar as bancadas dos estados e impedir a aprovação de projetos que custem caro aos cofres públicos, especialmente neste período de ajuste fiscal.
* Entre os pedidos, o de que os governadores ajudem a evitar a derrubada do veto presidencial ao reajuste dos servidores do Judiciário;
* E ainda a aprovação da reforma do ICMS.
* Governadores aliados ao PT já tem se posicionado em defesa da presidente e contra o “clima de terror” imposto na Câmara, pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha.
* Outros muitos, entretanto, reclamam da falta de recursos em meio ao ajuste, principalmente no que se refere à queda de arrecadação dos estados.
* (O Acre sabe bem o que é isso).
* Independente de posições partidárias, é fato que o país precisa retomar a estabilidade política e econômica.
* E por mais desacertos que existam na gestão do governo petista, somente o espírito democrático (com respeito às decisões das urnas) e colaborativo poderão surtir algum efeito.
* Acuada, a presidente tenta sair do isolamento político.
* Não deixa de ser um primeiro passo.
* Afinal, como bem andou dizendo nossa ilustre acreana Marina Silva:
* Não é só Dilma a culpada pela corrupção no país.
* É um problema de todos.
* Inclusive, nosso.
* É chuva aqui pelos altos da Antônio da Rocha Viana.
* El Brujo errou a previsão… Mas tá valendo!
* O calor tá de matar.