X

5ª Jornada de Doação de Sangue supera expectativas e quase triplica número de doações

 A 5ª Jornada de Doação de Sangue da Embaixada dos Ativistas pela Paz, uma Organização Não Governamental (ONG) em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) foi um sucesso! A campanha teve início em janeiro desse ano e se estende até 8 de julho. Segundo o coordenador regional da ONG, João Patrício, o número de doadores diariamente subiu de 12 para 34.

A ONG atua no Estado desde 2012 na luta pela conscientização da importância da doação de sangue. O tema da campanha esse ano é “No sangue está a vida – doando a seiva da vida”. Durante o primeiro semestre, diversas ações foram desenvolvidas na tentativa de buscar novos doadores.

Segundo Patrício o aumento no número de doações está diretamente ligado a uma estratégia criada pela publicitária Damaris Patrícia. Acontece que esse ano, no ato da doação a pessoa era convidada a fazer uma selfie com plaquinhas que estimulam novos doadores. “Esse foi o fator principal. Depois desse advento das selfies a campanha tomou proporções enormes, houve uma multiplicação inesperada”, contou.

O coordenador regional da ONG explica que a campanha de 2015 superou as expectativas. Para ele doar sangue é um ato de amor ao próximo. “Quando você se torna um doador voluntário você pratica um ato de solidariedade e salva vidas. Com uma doação é possível salvar quatro vidas”, explicou Patrício.

João Patrício destaca que não tem nenhum custo fazer as doações de sangue. “Muitas vezes a pessoa não tem um sacolão, uma jaqueta, uma calça para doar, mas sangue ele não pode dizer que não tem”, afirmou o coordenador.

Por fim, Patrício fez um agradecimento a todos os doadores e pessoas envolvidas na campanha e faz um apelo: “Nós só temos a agradecer, primeiramente a Deus. É um ato de amor, não vai doer nada, 24 horas depois o sangue da pessoa está renovado, as células do sangue agradecem! A gota que está sobrando em você, que está fazendo a pressão ir lá pra cima, tem outra pessoa precisando”, finalizou emocionado.

 

 

 

A Gazeta do Acre: