Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Calor bate recorde em Rio Branco e cuidados devem ser tomados para evitar doenças

O calor registrado nos últimos dias em Rio Branco tem sido recorde, de acordo com informações do site O Tempo Aqui, do pesquisador meteorológico, Davi Friale. Ao longo da semana, a temperatura superava o dia anterior. Na última quinta-feira, 30, a temperatura atingiu 35,1°C, em Rio Branco e em Santa Rosa do Purus.

Essa é também a primeira vez, durante este ano, que é atingida e ultrapassada a marca dos 35°C no estado. Por isso, o calor extremo exige alguns cuidados por parte da população. Apesar disso, as noites têm sido com temperaturas amenas e as mínimas, nesta sexta-feira, 31, foram de 17,1°C, em Brasiléia, 17,7°C, em Santa Rosa do Purus, 18,6°C, em Rio Branco, e 18,8°C, em Feijó.

A umidade relativa do ar também registrou recorde do ano, nesta quinta-feira, com apenas 30%, em Brasileia, e 33%, em Rio Branco. A pior notícia é que esse calor e a baixa umidade do ar vão continuar ainda por vários dias, no Acre, com possibilidade de novos recordes.

De acordo com o Friale, não há nenhuma possibilidade de chegada de frente fria significativa, pelo menos até o próximo dia 9 de agosto. “Até lá, os dias permanecerão muito quentes, secos e ensolarados, com intensa radiação ultravioleta. A probabilidade de chuvas é muito baixa e, se ocorrerem, serão passageiras e, somente, em alguns poucos pontos isolados do Acre”, destacou o pesquisador.

A elevação da temperatura causa são condições ideais para a ocorrência de algumas doenças. Dentre as mais frequentes no verão estão aquelas que levam a perda de líquidos, como a desidratação. Também são bastante recorrentes micoses e intoxicação alimentar. O uso do protetor solar também se tornou indispensável nos últimos dias.

Onda de calor - OL (1)

Fotos: Odair Leal/ A GAZETA
Fotos: Odair Leal/ A GAZETA
Sair da versão mobile