X

Deputados federais debatem preço de passagem aérea para o Acre

 Os deputados federais que compõem a Comissão de Defesa do Consumidor da casa legislativa realizam, após o término do recesso parlamentar, uma audiência pública para debater o alto preço das passagens aéreas para o Acre. O autor do requerimento é o deputado Alan Rick (PRB).

Segundo o parlamentar, o objetivo do encontro ‘é cobrar mais comprometimento das empresas aéreas com a região norte do país’. Segundo ele, são poucos voos com preços que não condizem com a realidade socioeconômica da região.

“Não é admissível que uma passagem Rio Branco/Brasília seja mais cara que uma passagem para a Europa; e que se use menos milhas para uma viagem internacional, que para uma viagem dentro do país”, destacou Alan.

Representantes do órgão de defesa do consumidor e das empresas aéreas, Gol e Tam, serão convidados para participar do debate. Além dos valores, a comissão discutirá ainda os horários dos voos noturnos com chegada e saída de Rio Branco.

Alan recebeu a solidariedade do colega de parlamento, deputado Celso Russomano. Ele destacou a importância de medidas necessárias para este problema, que, na opinião dele, é injustificável.

Essa pauta já vem sendo debatida desde a legislatura passada, quando o então deputado Gladson Cameli, também em audiência pública, tratou sobre o assunto. Na época, o parlamentar defendeu incentivos fiscais para as regiões mais pobres do país.

O senador Jorge Viana, ao longo dos últimos meses, também vem debatendo sobre o assunto. Ele chegou a afirmar ser inapropriado o valor cobrado aos usuários deste serviço que, segundo ele, é de primeira necessidade, especialmente para quem vive na Amazônia.

Ele lembrou que as empresas de aviação ‘querem a proteção do Estado brasileiro para serem guardiãs de um mercado que o mundo inteiro cobiça’ e que, no entanto, ‘dão um tratamento de última categoria para o nosso povo’.

 

A Gazeta do Acre: