A Delegacia de Flagrantes registrou no último final de semana 44 ocorrências somente na capital acreana, sendo 23, no sábado e 21 no domingo. O coordenador da Defla, Rodrigo Noll, afirmou que o número de ocorrências está dentro da média.
“Foram ocorrências de ameaça, receptação, pequenos furtos e até desacato. Na maioria desses casos, é feito o Termo Circunstanciado de Ocorrências (TCO) e as pessoas se comprometem a aparecer em juízo para uma audiência. Outras saem por fiança mesmo e poucas resultaram ao encaminhado até presídio”, explica.
Entre as ocorrências de sábado, está a de uma jovem de 26 anos, que foi presa enquanto furtava três pares de sapato de uma loja no Centro de Rio Branco. De acordo com a polícia, ela foi liberada após pagamento de fiança.
No domingo, uma jovem foi pega tentando entrar no presídio com a carteira de visitas de outra pessoa e também foi encaminhada para a delegacia. “Ela tentou entrar com a carteira de uma amiga”, diz.
A Defla está acomodando 23 presos em três celas, pois duas estão interditas por falta de estrutura. “Existem celas sem condições de uso”, ressalta Noll.