Este ano, o concurso Miss Acre-oficial completa 10 anos. O evento vai ser realizado no dia 4 de julho, a partir das 20h, no átrio do Palácio Rio Branco, na Praça Eurico Dutra.
De acordo com a coordenadora estadual Meyre Manaus à frente do concurso desde 2005, devido ao ajuste fiscal determinado em nível federal, o efeito econômico restritivo foi sentido em todo o Estado. Recursos públicos e da iniciativa privada escassearam, o que dificultou a realização de concursos municipais. “Esperava trazer representantes dos municípios escolhidas por concursos locais, mas pela falta de dinheiro não foi possível a realização deles, e a maioria das candidatas foram indicadas, porém a finalidade de mostrar a beleza da mulher acreana e divulgar positivamente o Acre continuam preservados”, ressaltou.
Afora toda a dificuldade financeira na realização do concurso, Meyre Manaus mantém o otimismo e diz que o certame vai ocorrer com qualidade, uma vez que conta com apoiadores que veem os eventos culturais como uma interação social com objetivos comuns de somar algo, ou seja, criar alguma coisa nova ou diferente que aprimore os valores, as instituições e criações de uma sociedade.
O conceito de beleza está ligado ao nosso modo de vida. Cada cultura tem seu padrão de beleza, e não existe consenso para o assunto. Por isso a beleza das coisas e dos seres existe no espírito de quem as contempla e, deste modo, o corpo de jurados decide a sorte das candidatas.
No Miss Acre-2015, além dos jurados da sociedade acreana convidados e de auditores independentes, um júri técnico da TV Bandeirantes detentora dos direitos de realização do Concurso Miss Brasil-Universo vai estar presente no evento sob a coordenação do ‘missólogo’ do concurso Miss Brasil, Evandro Hazzi, contribuindo para a escolha e preparo da melhor candidata para representar o Estado.
As concorrentes acreanas ao título de Miss Brasil-Universo-oficial sempre estiveram no pódio das 15 finalistas e, em outros momentos, estiveram próximas ao título de Miss Brasil, como a Miss Acre-2006, Maria Claudia Barreto, classificada em 2º lugar e a Miss Acre-2011, Danielle Knidel, ficou com o 3º lugar; a Miss Acre-2014, Iasmyne Sampaio, que passará a faixa à sua sucessora, ficou em 12º lugar.
A candidata vencedora do concurso Miss Acre-oficial de 2015 vai representar o Estado no concurso Miss Brasil-Universo que será realizado em São Paulo, no mês de setembro, com transmissão ao vivo pela TV Bandeirantes para todo o Brasil.
Colaboram para a realização do concurso Miss Acre-2015: senador Gladson Cameli, deputado federal Alan Rick, Governo do Estado do Acre, Prefeitura de Rio Branco, Fieac, Fecomércio, Supermercado Araújo, Best Western Plus Lumni Hotel, Ótica Ipanema, Hoje Cosmetics, Atacadão Rio Branco, Cia de Selva, Empreendimentos Teixeira, Labnorte, Miragina, MCM Imobiliária, Dental Rio Branco, Salão Maria Prado, Nonata Asfury, Maria Mariá, Escovar Express, Depil Action, Spa das Sobrancelhas, Clínica Revitalle, Annabella Noivas, Grupo Star, Emporium Pub, Gold Skill by Sylvane Gadelha, MX Design e Tecidos Ponto Sem Nó. (JUAREZ DICESARIS / Assessoria Concurso Miss Acre)