Para comemorar os 194 anos da Independência do Peru, o consulado no Acre promove neste sábado, 25, no Sesi, uma série de atividades em alusão à data. Estão programadas para ocorrer uma partida de futebol, apresentação de danças típicas, missa e degustação dos pratos típicos peruanos.
De acordo com o cônsul do Peru no Acre, Féliz Germán Vasquez Solis, a grande atração da festa será o Grupo de Danças Folclóricas Tucuyawa, que significa ‘união do sangue’, vindo de Puerto Maldonato para apresentação do Huaylas Moderno, Marinera e a dança Saya Caporal.
“Convidamos a todos os peruanos e peruanas que vivem em Rio Branco e municípios próximos. Além disso, será uma oportunidade da comunidade em geral conhecer um pouco mais da cultura do Peru”, convidou o cônsul.
A missa acontece às 9h30 no sábado, na Catedral Nossa Senhora de Nazaré. Na programação, também constam a homenagem aos peruanos que se destacam ao longo do ano, confirmou Féliz Germán. “Este ano vamos premiar quatro pessoas”, confidenciou o cônsul.
“Esse intercâmbio será uma oportunidade única tanto para os brasileiros como para os peruanos. No dia 24, haverá um encontro com empresários locais e do Peru. Será a chance de estipular novas rotas e relações comerciais. A Estrada do Pacífico trouxe vida para essa região. Devemos aproveitar essa oportunidade”, destacou Féliz Germán.
Segundo o Consulado Peruano no Acre, essa é uma programação típica que ocorre em cidades onde existem consulados. A independência peruana foi resultado de um lento processo de desentendimento entre a elite local (chamada elite criolla) e o Império espanhol. José de San Martín, da Argentina, proclamou a independência peruana em 28 de julho de 1821.
A emancipação que, como na maioria dos países, só fez mudar o domínio dos nativos da esfera real para o controle da elite local, finalmente ocorreu em dezembro de 1824, quando o general Antonio José de Sucre derrotou as tropas espanholas na Batalha de Ayacucho. A Espanha ainda tentou reaver suas colônias americanas, como fizeram na Batalha de Callao, mas em 1879 acabou por reconhecer a independência peruana.
Peru na Expoacre
Durante as nove noites de Expoacre, sete empresas peruanas do ramo da gastronomia, transporte e construção civil irão expor seus produtos. Elas serão instaladas em uma área de 184 metros quadrados dentro do Parque.
Além dos 15 empresários peruanos que vão participar da feira, a abertura do evento contará com presença do vice-ministro de Comércio Exterior e Turismo do Peru, Edgar Vásquez Vela, que chega um dia antes para um encontro com o governador Tião Viana.