X

Governadora em exercício recebe líderes de religiões de matriz africana

Nazaré recebeu 28 líderes, que trataram de várias demandas. (Foto: Secom Acre)

A governadora em exercício do Acre, Nazaré Araújo, recebeu nesta quarta-feira, 29, líderes de religiões de matriz africana para conversar sobre os principais problemas enfrentados atualmente na manutenção de sua crença e cultura.

Ao todo, 28 dirigentes de comunidades da Capital participaram da reunião. As mulheres expuseram suas demandas, e já está marcada para o mês de novembro a Conferência Livre de Mulheres Negras, em que as mulheres de santos e das comunidades de terreiros estarão discutindo sua problemática e dialogando com a sociedade civil e o governo, informou a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Concita Maia. “É um momento especial em que essas mulheres serão ouvidas e também estarão ajudando a construir políticas públicas no exercício da dignidade e cidadania do povo de santo”, disse.

Ana Paula Sampaio, integrante do grupo, agradeceu pela realização do encontro que valoriza as comunidades. “Pela primeira vez fomos convidados para uma roda de conversa com governador do Estado. Pudemos colocar nossas necessidades e nos sentimos muito bem recebidos. Isso é muito importante para as nossas comunidades”, falou.

Em sua fala, Nazaré Araújo ressaltou o respeito que o governo tem por todos os credos religiosos, e a importância de se valorizar e preservar a cultura africana. “Ouvimos todos os líderes que fazem parte das comunidades e conversamos sobre as políticas públicas em relação à questão cultural, de saúde, e a visão que eles têm do processo educacional, de respeito, para lutar contra o preconceito existente. É fundamental para qualquer sociedade o respeito por todas as culturas e religiões”, finalizou. (Jane Vasconcelos / Agência Acre)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: