A 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC) receberá 80 acadêmicos da Universidade Federal do Acre (Ufac). Esse ano o evento acontece em São Carlos (SP), na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com o tema “Luz, Ciência e Ação”. O encontro iniciou no domingo, 12 de julho e se estenderá até dia 18.
Segundo o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Antônio Pontes Júnior, a ideia surgiu após a SBPC 2014, realizada na Ufac, como uma forma de recompensar os alunos que foram monitores na última edição do evento e não puderam apreciar toda a estrutura criada. “Quando estamos na organização, nós acabamos não vivenciando o evento como um todo. Nós prometemos fazer o máximo para poder levar esses alunos para a SBPC desse ano. Tivemos monitores muito comprometidos com o trabalho, todos abraçaram a causa”, disse.
Este ano, mais de 15 estudantes acreanos apresentarão trabalhos durante a 67ª reunião anual. A Ufac disponibilizou dois ônibus para levar os alunos selecionados no edital de vagas para transporte terrestre.
Os acadêmicos abordaram os mais diversos temas, em diversos segmentos como, por exemplo, agronomia, agronomia florestal e língua portuguesa. “São cursos que os alunos enviam bastantes trabalhos”, comentou o pró-reitor.
Para Júnior, essa caravana enviada pela universidade é reflexo da última SPBC. Ele destaca que o encontro realizado ano passado na Ufac foi um divisor de águas. “No encerramento do ano passado nós tivemos um grato discurso da atual presidente da SBPC, Helena Nader, ela disse que a SBPC a partir daquele momento seria ‘antes do Acre e depois do Acre’. Isso se deve a todo o trabalho da comissão interna, externa e claro de todas as parcerias que fizemos. Foi um sucesso muito grande!”, explicou.
O que é SBPC?
A SBPC foi fundada em 1948, com o objetivo de unir o pensamento científico brasileiro, popularizar e valorizar a produção científica nacional e inseri-la no cotidiano dos cidadãos. O encontro é um importante aliado para a propagação dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento, é também um espaço para debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia. Desde 1949 a SBPC realiza reuniões anualmente, com a presença de cientistas, pesquisadores, professores e estudantes de todos os níveis.
Nessa edição de 2015, como parte da programação também acontecerá a SBPC indígena, que teve início em 2014, na SBPC realizada no Acre, e a SBPC jovem, que teve início em 2003, com destaque esse ano para “Tenda Jovem”.