Pular para o conteúdo

Inscrições de animais para a Cavalgada já estão abertas

 As inscrições para os animais para participar da tradicional Cavalgada começaram nesta segunda-feira, 20 e vão até sexta, 24, na sede da Secretaria de Turismo e Lazer (Setul) de 8h às 12 horas e de 14 às 17h30. A Cavalgada faz parte da programação da Expoacre e este ano acontecerá no próximo domingo, 26. Os voluntários das ONG´s Sociedade Amor a Quatro Patas e Patinha Carente estarão a frente as inscrições.

De acordo com a secretária de Turismo,  Rachel Moreira, ressaltou que a principal alteração no evento deste ano é a separação das categorias.



“Para se inscrever, os participantes precisam assinar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que foi elaborado pelo Ministério Público (MPE-AC). Lá tem as regras que precisam ser seguidas esse ano. Também não vai ser possível carretas, quadriciclos e cavalos se misturarem. Esse ano tem um espaço separado para cada uma dessas categorias”, explicou a secretária.

Sobre as inscrições dos cavalos, Rachel explicou que a inscrição dos animais ficou para a última semana, porque é necessária a apresentação do exame de anemia e o guia de transporte. “Esse guia tem o prazo muito curto de validade, só serve para transportar o animal. Então, esse ano o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Idaf) está alterando o sistema para ser um prazo ser de uma semana”.

Os donos dos cavalos serão orientados sobre as mudanças previstas para a edição 2015 da Cavalgada. Situações como duas pessoas em um mesmo cavalo e uso de esporas por parte dos cavaleiros estão proibidos pelo novo regramento. O cumprimento das normas serão acompanhadas de perto.

A taxa de inscrição é de R$ 20. Os documentos necessários para os animais, quadriciclos e carretas são: equinos – assinar o TAC, apresentar o exame de anemia infecciosa e a Guia de Trânsito do Animal (GTA), emitida pela Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf); quadriciclos – documento do proprietário do veículo e do condutor; carretas – assinar o TAC no Ministério Público do Acre para apresentá-lo no ato da inscrição junto à taxa do Furepol, documento do responsável pela carreta, taxa do Bombeiro e vistoria no sábado, 25.

De acordo com Rachel Moreira, o TAC prevê várias punições e uma delas é a multa para o descumprimento das normas. Para as comitivas, será exigida uma pulseira de identificação diferenciada para menores e maiores de idade. Esse distintivo dará acesso ao consumo. “Quem não portar a pulseira, mesmo que esteja com a camisa da comitiva, não poderá consumir”, avisa.

Os animais devem ser transportados em veículos apropriados. A ala de desembarque será em frente ao Mercado dos Colonos. Também é importante ressaltar que não será permitido que crianças menores de 12 anos transite na área dos cavalos.

Fotos:Odair Leal/A GAZETA
Fotos:Odair Leal/A GAZETA
error: Conteúdo protegido!!!