X

Lançamentos empresariais movimentam os visitantes da Expoacre

O Espaço da Indústria é um dos galpões mais tradicionais da Expoacre e nesta edição, tornou-se um dos mais visitados. A principal razão é a realização de lançamentos empresariais e degustações, que aproximou o contato com o grande público e rompeu a barreira negocial, que restringia o foco a um público especializado.

É possível conhecer desde o maquinário da fábrica de cordinhas, ver diferentes expositores [de equipamentos a doces], experimentar macadâmia [um tipo de noz], geladinhos, mini sanduíche de picanha suína, com o refrigerante e energético produzidos no Acre. Então, vê-se mais umas promoções, tira uma foto em Machu Picchu com atrizes com vestimenta peruana e termina o tour com um pouco de ginástica laboral.

Na sexta-feira, 31, a Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac) apresenta cosméticos feitos a partir do bambu e a Dudy Alimentos, pipoca doce, molho de pimenta e alho em pasta. Nesta semana também foram lançados: Geladinhos, calçados e equipamentos de proteção individual, jambu pré-cozido, alface gourmet, sabonetes e a linha profissional de cosméticos a partir do mulateiro.

A divulgação é importante para os negócios, o que gerou expectativas no representante da Cooperbrilho, Adão Queiroz. A primeira participação da cooperativa tem demonstrado a variedade da produção, atendido a encomendas e divulgado o ponto comercial em Rio Branco.

No entanto, vendas também estão sendo realizadas, pois muitas empresas prepararam promoções para surpreender os visitantes. Como a Peixes da Amazônia, que está oferecendo cortes de peixe com preço abaixo do revendido nas redes de supermercados.

Oferta bem aproveitada por Francisco Carvalho, que é proprietário do Buffet Divino e foi à feira já com a intenção de fazer contatos. Saiu com 14 quilos de carne moída de pescado, que está sendo vendida a R$ 5 o quilo.

“Penso em aproveitar no cardápio com um tipo diferenciado de bobó. Gosto de ir a Expoacre para conhecer as novidades em alimentação e já tirar dúvidas, ver preços, negociar possibilidades legais para a empresa”, afirma Carvalho.

O Espaço da Indústria reúne 60 empreendimentos e é promovido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens) com o intuito de fomentar o desenvolvimento econômico local.

Inovação

O Finep é um apoio governamental federal para o fomento público à Ciência, Tecnologia e Inovação, que por meio de um chamamento público seleciona propostas empresariais. Entre os premiados acreanos, três estão na Expoacre: Incovass, Bioforest e Doces Tropicais.

Esta é a quinta participação do Seu Nilo Marques, dono da Incovass, empresa que trabalha com vassouras pet. A criatividade do empreendedor para criar os maquinários e o produto sustentável, movimenta os curiosos com a demonstração da retirada do fio plástico dos descartáveis.

A iniciativa foi premiada em R$ 150 mil pelo Finep, por sua inovação, o que rendeu para Nilo um recurso para melhorar seu galpão localizado na Sobral, em Rio Branco, aperfeiçoar a linha de produção e informatizar seu escritório, o que lhe permitiu emitir notas fiscais eletrônicas.

Outro beneficiado, que está com a produção em fase em maturação é a indústria tarauacaense Bioforest. O investimento rendeu testes farmacêuticos, conclusão dos procedimentos de patente e identidade visual.

Para estas indústrias, o marketing faz parte da consolidação no mercado, por isso o empresário José Leite Neto se preparou para lançar 32 produtos durante a Expoacre. O plano é aperfeiçoar a logística industrial e para isso pretende se mudar para a capital acreana.

Fotos/Diego Gugel

A Gazeta do Acre: