A parceria entre a Embaixada Mundial dos Ativistas pela Paz e a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) resultou na ação que busca fidelizar os doadores de sangue em Rio Branco. A 6ª Maratona teve início em frente à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), em Rio Branco, quinta-feira, 23. A unidade móvel do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Acre (Hemoacre) ficou de 8h até as 11h30 à disposição dos voluntários.
Segundo a gerente do Setor de Captação do Hemoacre, Marlice Aquino, esse tipo de ação é fundamental para manter o estoque de sangue num nível que supra a necessidade de quem precisa, principalmente, nesse período de férias, já que muita gente sai da cidade e as instituições de ensino, que são as parceiras, estão em recesso.
“Há muitos pacientes aguardando por doações sanguíneas para realizar procedimentos cirúrgicos ou continuar um tratamento de saúde. A preocupação é maior com os raros tipos de sangue. Os ativistas são multiplicadores do nosso trabalho. Agradecemos esses voluntários, que lutam pela conscientização da doação de sangue, ajudando-nos na conquista de novos doadores”, destacou Marlice Aquino.
A Embaixada Mundial dos Ativistas pela Paz é uma organização não governamental (ONG) e desenvolve ações de conscientização junto a escolas, faculdades, órgãos públicos e outras entidades.
“Nosso objetivo é introduzir a cultura voluntária de doação de sangue como um ato de amor ao próximo, solidariedade e cidadania. As pessoas precisam ter a consciência de que uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas”, explica João Patrício Almeida, coordenador da ONG no Acre.
De acordo com Adalcilene Araripe, uma das voluntárias da embaixada, a meta na da 6ª maratona é conseguir superar as 51 bolsas de sangue conquistadas na edição anterior. O período de vigência da maratona é de seis meses.
Outras informações sobre doação de sangue podem ser adquiridas pelo telefone (68) 3248-1380.