Após vários dias de intenso calor e baixa umidade do ar, de acordo com a previsão do pesquisador meteorológico, Davi Friale, o final de semana deverá ter temperatura amena em todo o Estado.
Classificada como a primeira frente fria, desde que começou o inverno, no último dia 21 de junho, chega durante a tarde deste sábado, 4, trazendo mais uma friagem para os acreanos.
A massa de ar frio, de origem polar, avança rapidamente na direção do Acre e deverá atingir Rio Branco e Brasileira com fortes rajadas de vento da direção sudeste, podendo causar transtornos à população, como queda de galhos e árvores e destelhamento de construções.
A previsão é de chuvas fortes, em alguns pontos, acompanhadas de raios e trovoadas. A temperatura declina um pouco e as mínimas, ao amanhecer de domingo e de segunda-feira, estarão oscilando entre 15 e 18ºC, no leste e no sudeste do Acre.
Durante o dia de domingo, a máxima deverá ficar situada, entre 23 e 26ºC, em Rio Branco e Brasileia. Ocorrerá pequeno declínio, também, no centro do estado e no vale do Juruá, onde as mínimas oscilarão entre 18 e 20ºC.
Essa friagem atingirá, também, o oeste e o sul de Rondônia (Guajará-Mirim, Costa Marques e Vilhena) e, com menor intensidade os demais municípios rondonienses. Em Mato Grosso, apenas, as regiões de Cuiabá, do Pantanal e da fronteira com a Bolívia é que sentirão o efeito do ar frio. No Amazonas, a região de Boca do Acre, também, será atingida pelo ar polar, mas com fraca intensidade.
A partir de terça-feira, o calor, durante o dia, volta a se estabelecer, mas por poucos dias, pois nova onda de frio, desta vez bem mais intensa, deverá chegar no Acre, na próxima semana.