Quatro profissionais brasileiros com diplomas do exterior do edital 2015 do Programa Mais Médicos iniciaram nessa segunda-feira, 6, as atividades nos municípios de Tarauacá e Acrelândia e no Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Purus (DSEI). No total, 160 médicos do Mais Médicos já atuam no Estado, atendendo em 20 municípios e nas DSEI.
No Brasil, o programa garante assistência à saúde de 63 milhões de pessoas. São 18.240 médicos em 4.058 municípios, cobrindo cerca de 70% das cidades, e mais 34 DSEI. Para a coordenadora da Comissão Estadual do Programa Mais Médicos, Márcia Moraes, esses novos profissionais irão contribuir com o fortalecimento da atenção de saúde básica nos respectivos municípios.
“Umas das coisas mais fortes do programa é o cumprimento da carga horária em uma Unidade de Saúde. Eles trabalharão em tempo integral, de manhã e de tarde. Eles também fazem visitas domiciliares. Isso passa mais confiança para a população, pois eles vão ter um médico pela manhã e pela tarde nas unidades”, disse a coordenadora.
De acordo com Moraes, a expectativa é de que muitos casos sejam resolvidos nas unidades de saúde, colaborando para o esvaziamento do Hospital de Urgência e Emergência (Huerb) e também das Unidades de Pronto Atendimento (UPA). “Esses municípios há tinham uma necessidade de profissionais, por isso eles tiveram prioridade nesse edital”, contou.
Por fim, a coordenadora destacou que a qualquer momento um novo edital será publicado. “Vai ser o segundo edital esse ano. Assim nós teremos novos municípios contemplados com o Programa”, ressaltou.
Novo edital
O Ministério da Saúde também publicou nessa segunda-feira, 6, um novo edital para a confirmação dos municípios em novas vagas abertas pela desistência de profissionais do Programa. A lista com as cidades aptas a participar desta seleção será publicada no site do Mais Médicos, o resultado será divulgado ainda esse mês.