Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Quatro profissionais do Programa Mais Médicos iniciam atividades no Estado

Quatro profissionais do Programa Mais Médicos iniciam atividades no Estado

 Quatro profissionais brasileiros com diplomas do exterior do edital 2015 do Programa Mais Médicos iniciaram nessa segunda-feira, 6, as atividades nos municípios de Tarauacá e Acrelândia e no Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Purus (DSEI). No total, 160 médicos do Mais Médicos já atuam no Estado, atendendo em 20 municípios e nas DSEI.

No Brasil, o programa garante assistência à saúde de 63 milhões de pessoas. São 18.240 médicos em 4.058 municípios, cobrindo cerca de 70% das cidades, e mais 34 DSEI. Para a coordenadora da Comissão Estadual do Programa Mais Médicos, Márcia Moraes, esses novos profissionais irão contribuir com o fortalecimento da atenção de saúde básica nos respectivos municípios.

“Umas das coisas mais fortes do programa é o cumprimento da carga horária em uma Unidade de Saúde. Eles trabalharão em tempo integral, de manhã e de tarde. Eles também fazem visitas domiciliares. Isso passa mais confiança para a população, pois eles vão ter um médico pela manhã e pela tarde nas unidades”, disse a coordenadora.

De acordo com Moraes, a expectativa é de que muitos casos sejam resolvidos nas unidades de saúde, colaborando para o esvaziamento do Hospital de Urgência e Emergência (Huerb) e também das Unidades de Pronto Atendimento (UPA). “Esses municípios há tinham uma necessidade de profissionais, por isso eles tiveram prioridade nesse edital”, contou.

Por fim, a coordenadora destacou que a qualquer momento um novo edital será publicado. “Vai ser o segundo edital esse ano. Assim nós teremos novos municípios contemplados com o Programa”, ressaltou.

Novo edital

O Ministério da Saúde também publicou nessa segunda-feira, 6, um novo edital para a confirmação dos municípios em novas vagas abertas pela desistência de profissionais do Programa. A lista com as cidades aptas a participar desta seleção será publicada no site do Mais Médicos, o resultado será divulgado ainda esse mês.

 

Sair da versão mobile