X

SEE/AC confirma que os pontos dos grevistas estão sendo cortados e categoria promete manifestação nesta quinta

 Após anúncio de que a Secretaria Estadual de Educação iria cortar os pontos dos professores que estão em greve desde o dia 17 de junho. Por meio da assessoria de comunicação do órgão, foi confirmada a informação que a determinação está sendo cumprida, desde segunda-feira, 27, com isso, os grevistas poderão ter redução dos vencimentos pagos no próximo mês.

Nesta quinta-feira, os professores planejam uma grande manifestação no Centro de Rio Branco. Denominada Marcha pela Democracia, o protesto está sendo convocado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac) por meio das redes sociais. A concentração ocorre em frente ao Palácio Rio Branco, a partir das 8h da manhã.

De acordo com o secretário estadual de educação, Marco Brandão, afirmou que medida de corta dos pontos foi tomada com base na lei e que 85% das escolas do estado estão funcionando normalmente.

A categoria reivindica 25% de reajuste salarial, pagamento do Programa de Valorização Profissional (VDP) e do piso nacional para os outros servidores de escola. Além disso, quer um aumento de 20% sobre o piso e realização de concurso público para cargos efetivos.

Desde o dia 7 de julho, o governador Tião Viana declarou que não há qualquer possibilidade do governo conceder qualquer reajuste aos servidores da Educação em 2015, culpando a crise econômica. “Não tem dinheiro, é uma crise nacional, o Brasil vai sair dela, mas esse ano, não tem qualquer possibilidade de conceder aumento“, afirmou na ocasião.

 

A Gazeta do Acre: