X

Só muda o nome

Nestes dias de Lava Jato, acredite, tem  empresa de animação de festas oferecendo aos clientes, no seu repertório de atividades para os miúdos, uma brincadeira que se chama… “federais e corruptos”. No meu tempo, a gente brincava de polícia e ladrão.

Publicidade infantil I
O Ministério da Saúde começou a orientar secretarias estaduais sobre a aplicação da medida nacional que restringe a publicidade infantil. Uma nota técnica da pasta endossa a resolução do Conanda (Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, ligado à Presidência da República) que considerou abusivas propagandas dirigidas a essa faixa etária. A decisão “é de extrema relevância em termos de saúde pública”, segundo o texto.

Publicidade infantil II
Focado em obesidade, o documento condena a “exposição exagerada das crianças” a anúncios de alimentos “ultraprocessados” e “não saudáveis”. E recomenda que os profissionais da área contribuam para a “efetivação” da resolução exigindo que unidades de saúde sejam “um ambiente livre de propaganda de qualquer produto”. Eles também devem alertar as famílias dos menores sobre a “nocividade” dos comerciais de comidas industrializadas.

Termometro I
O Governo Federal dá como certo que as manifestações no eixo Rio-São Paulo e em Brasília no domingo devem ter grandes proporções. O receio é que os atos no Nordeste e em pequenas e médias cidades do País também sejam representativos.

Termometro II
Na análise de auxiliares do governo, a adesão em todo o País reforçaria que a avaliação negativa de Dilma é nacional, o que complicaria a tentativa de recompor a base aliada, sensível ao termômetro das ruas.

Troca pela governabilidade I
Chamados pelo Palácio do Planalto a ajudar na superação da crise política, líderes do Senado apresentaram um pacote de reformas – muitas delas polêmicas – como condição para votar as medidas de ajuste fiscal propostas pela presidente Dilma Rousseff.

Troca pelo governabilidade II
Intitulado “Agenda Brasil”, o pacote lista 28 itens com medidas e ações como “contribuição do Congresso” para a retomada do crescimento. A proposta é dividida em três áreas: nove medidas para “melhoria do ambiente de negócios e infraestrutura”; 14 no campo do “equilíbrio fiscal”; cinco de “proteção social”.

Troca pela governabilidade III
Os senadores aproveitaram o momento de fragilidade do Planalto para antecipar suas propostas. Os ministros avaliaram, então, que o melhor, neste momento, era deixar o Senado como protagonista das propostas.

Troca pela governabilidade IV
Entre as medidas polêmicas – sem consenso na própria base do governo – estão a possibilidade de cobrança do SUS por faixa de renda, a adoção de uma idade mínima na aposentadoria, a criação de um “fast track” (via rápida) para licenciamento ambiental de grandes obras e uma revisão de normas que regulam áreas indígenas.

Limpa a ficha
Lula começa na sexta-feira, em Brasília, a agenda de viagens para falar sobre educação, numa tentativa de recuperar a própria imagem, arranhada pela Lava Jato e as investigações sobre empréstimos do BNDES.

Posse do delegado federal Fares Antoine Feghali na Superintendência da Polícia Federal do Acre, na última sexta-feira. De parabéns os amigos Toni e Zetye Fehali pela conquista do filhão.

NIVER
Flashes do aniversário da pecuarista Ussula Braga, que recebeu os amigos  na cobertura da Maison Rio Banco. Parabéns!

 

Categories: Luiz Theodoro
A Gazeta do Acre: