X

Escolas da rede pública do Acre retornam às aulas nesta segunda

A partir desta segunda-feira, 10, escolas da rede pública, que estavam em greve no Acre começam a retornar às atividades. Um total de 11 escolas em Epitaciolândia, Xapuri, Plácido de Castro, Senador Guiomard, Acrelândia e Cruzeiro do Sul tiveram aulas nesta segunda-feira.

Na Capital, cinco escolas funcionam normalmente nesta segunda. Uma delas é a Escola Armando Nogueira, que já planeja as medidas para auxiliar os alunos e recuperar o tempo perdido durante o período de greve.

Luziane Nepomuceno, coordenadora de ensino da instituição, afirma que mais de 80% do corpo docente já retornou às salas de aula. “Para colaborarmos com o aprendizado dos nossos alunos, estamos organizando aulas durante todos os sábados para que o ano letivo possa encerrar-se, no máximo, em janeiro de 2016 , explicou.

Rebecka Rodrigues, 17, aluna do terceiro ano de ensino médio, disse que, agora, é preciso otimizar o máximo de tempo até as provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que acontecem em outubro. “Os alunos da escola entendem os conflitos e querem, mais do que tudo, que sejam resolvidos de forma satisfatória para ambos os lados”, afirmou.

Outras quatro escolas em Rio Branco e sete em Acrelândia, Mâncio Lima, Xapuri e Capixaba devem retornar na terça-feira, 11. “As escolas que retornaram entendem a importância de garantir à comunidade escolar o direito à educação. Isso evita prejuízos irreparáveis para os alunos, em especial os concludentes do terceiro ano do ensino médio”, explicou Marco Brandão, titular da pasta. (Astorige Carneiro / Assessoria SEE)

A Gazeta do Acre: