Pular para o conteúdo

Deputados ressaltam ações de combate às Hepatites virais em Xapuri no dia 21

Para ressaltar o objetivo da prevenção das hepatites virais, os deputados Antonio Pedro (DEM) e Heitor Junior (PDT) realizam na próxima sexta-feira, 21, em parceria com a Associação dos Portadores de Hepatites do Estado (Aphac), uma ação no município de Xapuri. Na ocasião, será oferecido a testagem rápida, vacinação e orientações sobre como evitar a transmissão da doença.

Segundo Heitor Junior, cerca de 5 a 10% da população acreana tem o vírus sem desenvolver sintoma. Portanto, de acordo com ele, as ações da Aphac são importantes, pois levam o conhecimento aos acreanos sobre a doença.



“Isso corresponde a 40 ou 80 mil pessoas desenvolvendo a doença. Por isso, as ações da Aphac são constantes. E nesta sexta-feira estaremos em Xapuri a pedido do meu colega, o deputado Antonio Pedro. A Aphac tem desenvolvido um belo trabalho por todo o Estado”, frisou o deputado.

O deputado Antonio Pedro ressaltou a relevância do evento. Segundo ele, é importante que a doença seja descoberta o quanto antes, pois a probabilidade de negativá-la é maior.

“Muitas pessoas só percebem que estão doentes (principalmente dos tipos B e C) quando as manifestações já são graves, como cirrose ou câncer de fígado. Esses pacientes levam anos para descobrir que estão infectados. Quanto antes descobrir a doença, maior a chance de ‘cura’. Ações como essas da Aphac são importantes”, falou.

No Brasil, enquanto a hepatite B é mais frequente na faixa etária de 20 a 49 anos, a hepatite C acomete mais pessoas entre 30 e 59 anos. A maioria dessas pessoas desconhece a sua condição sorológica.

No caso da hepatite C, por exemplo, há pessoas que fizeram transfusão de sangue antes de 1993 (quando não havia teste para diagnosticar a doença) ou que utilizaram seringas não esterilizadas que podem estar infectadas pelo vírus da hepatite C sem saberem. A hepatite é a inflamação do fígado, uma doença que nem sempre apresenta sintomas.

 

error: Conteúdo protegido!!!