X

Enem 2014: Colégio de Aplicação alcança primeira colocação entre as escolas públicas no Acre

 O Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Acre (Ufac) foi o primeiro colocado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre as escolas públicas com uma média de 544,66 pontos. O resultado referente às provas realizadas em 2014 foi divulgado na última quarta-feira, 5 de agosto. O colégio ficou em quarto lugar na classificação geral do estado do Acre. A primeira colocação foi do Colégio Lato Sensu, seguida da Escola de Ensino Médio e Técnico Plácido de Castro (Anglo), e em terceiro lugar o Centro Educacional e Cultural (Meta).

A lista divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) mostra as escolas com as melhores médias nas provas objetivas e com taxa de permanência igual ou maior de 60%. Segundo a diretora do CAp, Adélia de Melo, o bom desempenho da escola no exame ao trabalhos dos professores, ao empenho dos alunos e de toda a equipe envolvida no processo educacional.

“Todos fazem parte desse resultado. Nossos professores tem liberdade para trabalhar a metodologia deles, são professores qualificados e nós temos também nossa coordenação que ajuda muito na orientação. Essa liberdade influenciou no resultado do exame, por que o professor tem a liberdade de trabalhar a metodologia que acham que tem resultado”, explicou a diretora.

A coordenadora pedagógica, Deise de Castro, esclarece que além do trabalho do professores e empenho dos alunos, o acompanhamento que o Colégio faz com o aluno desde o primário é essencial para obter bons resultados. “Geralmente pegamos alunos pequenos, bem no começo. Ele entra no pré-escolar e sai apenas no Ensino Médio. Nós conhecemos os alunos. Não são todos, mas é a grande maioria. Os novos alunos acham que aqui o ensino é difícil, já os nossos alunos que vão para outras escolas acham tudo muito fácil”, contou.

O objetivo do Colégio é superar as escolas particulares no Enem 2015 e alcançar a primeira colocação, referente ao Estado. “Estamos muito contentes com o resultado. Ano passado ficamos em décimo lugar na colocação geral, e em primeiro lugar nas escolas públicas. Nossa meta é ultrapassar as escolas que estão nas primeiras colocações”, finalizou a diretora.

 

Fotos: Odair Leal/A GAZETA

 

A Gazeta do Acre: