A Secretaria Adjunta da Mulher (Semam) da Prefeitura de Rio Branco abriu nesta quinta-feira, 6, a 1ª Feira de Flores realizada em parceria com o Shopping Via Verde. A feira reúne sete grupos de jardinagem e plantas ornamentais coordenados pela Semam e está instalada no corredor E do Shopping Via Verde, perto da Loja Marisa. O ato de abertura contou com a presença da secretária-adjunta da Mulher, Graça Lopes, e representantes do shopping. A feira vai até o próximo dia 9 de agosto.
Nesta primeira edição a feira traz uma exposição de flores e plantas típicas da região Amazônica e de outras regiões, e foi organizada seguindo o modelo das feiras de economia solidária realizadas pela Prefeitura de Rio Branco, onde os grupos de jardinagem sempre participam. A feira, segundo as participantes, traduz uma grande oportunidade de os grupos de mulheres mostrarem seus produtos a um público diferente daquele tradicionalmente atendem. “Eu quero me especializar em rosas e trouxe algumas delas para cá”, disse Maria Alves Nascimento, conhecida popularmente como Socorro, representante do Grupo Plante Vida, do Km 25 da BR 364 (sentido Porto Velho).
Para a direção do shopping, a feira busca ampliar o interesse dos visitantes e clientes para a questão ambiental. O cultivo e a comercialização de plantas e flores tropicais, aliada à jardinagem, tem apresentado resultados dos mais interessantes para os grupos que atuam na área, não apenas do ponto de vista financeiro, que traz inclusão socioeconômica, como no aspecto das relações pessoais. Trata-se de uma política de inclusão socioprodutiva da Prefeitura de Rio Branco instituída na gestão do prefeito Raimundo Angelim e cada vez mais fortalecida no mandato do prefeito Marcus Alexandre.
Inaugurado em novembro de 2011, o Via Verde Shopping é um shopping regional, que gera mais de 2.200 empregos diretos e 5.500 empregos indiretos de acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers. Oferece lojas de prestígio nacional, variada praça de alimentação, opções de lazer, incluindo 4 modernas salas de cinema. Os grupos envolvidos com a feira não têm dúvida do alcance do evento. “É uma boa hora para apresentarmos o que temos”, confirmou Raimunda da Silva Barbosa, presidente do Grupo Flora Mulher, do Ramal Bom Jesus, que reúne 10 famílias no cultivo e comercialização de plantas ornamentais.