Na tentativa de proporcionar uma qualidade de vida dentro do ambiente hospitalar entre pacientes, acompanhantes e equipe médica, através da arte e da sensibilização, o projeto ArteCurafoi lançado nesta sexta-feira, 21, no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb). Com rostos pintados, nariz de palhaço, violão e um acervo grande de histórias para contar, o grupo leva alegria e otimismo às pessoas.
O projeto Desenvolvido pelo Departamento de Sensibilização da Secretaria Adjunta de Pessoas e Humanização chega a sua 6ª edição em 2015. As atividades são promovidas duas vezes por semana – terças e sextas-feiras -, durante quatro meses. Teatro, música, contação de histórias são alguns dos mecanismos artísticos previstos no programa.
Com o filho José Lucas internado, a mãe Maria das Graças Silva explicou que o garoto estava triste, mas que foi só o grupo entrar na ala pediátrica, que ele se animou. “Tomara que essa animação ajude ele a se recuperar logo para podermos voltar para casa”, falou.
O clima muda quando eles estão aqui, confidenciou uma técnica de enfermagem que acompanhou parte de uma das várias apresentações realizadas durante o lançamento. O projeto prevê atividades para os servidores, além das atividades lúdicas. O projeto oferece oficinas que debatem temas como o “Sentido do Trabalho”, “Protagonismo e Liderança” e a “Arte da Reciclagem”.
A ideia é de que, ainda este ano, a ação também seja desenvolvida no Hospital das Clínicas. As atividades lúdicas aparecem como importante estratégia, propiciando um ambiente menos traumatizante e mais humanizado dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).