Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ciclistas comemoram o dia com pedalada coletiva

Acac irá comemorar Dia do Ciclista com pedalada em RB. (Foto: Odair Leal/ A  GAZETA)
Acac irá comemorar Dia do Ciclista com pedalada em RB. (Foto: Odair Leal/ A GAZETA)

Hoje, 19 de agosto, é comemorado o Dia do Ciclista. Em alusão à data, a Associação de Ciclistas do Acre (Acac) realizará uma pedalada hoje, pela Capital. O ponto de encontro e saída dos ciclistas será na Concha Acústica, no Canal da Maternidade, às 19h, com destino à Gameleira, na Praça da Juventude. O retorno será pela Avenida Chico Mendes, seguindo pela Av. Getúlio Vargas, Av. Benedito Maia, Av. Antônio da Rocha Viana retornando à Concha Acústica.

No Brasil existem aproximadamente 70 milhões de ciclistas. Além disso, o País é o terceiro do mundo em produção de bicicletas. A “magrela” é o meio de transporte mais ecologicamente correto, além de proporcionar qualidade de vida aos praticantes do esporte. De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, a bicicleta é “um veículo de propulsão humana, dotado de duas rodas”. Portanto, ao comprar uma bicicleta é necessário ter consciência de que há regras e cuidados indispensáveis.

A Acac existe há cinco anos, e é responsável por reunir periodicamente uma ‘multidão’ de ciclistas apaixonados pelo esporte. Cerca de 150 pessoas participam das pedaladas promovidas pela associação. Para o presidente da Acac, Valden Rocha, a bicicleta representa um meio alternativo de transporte e é também a solução para a questão ambiental. “Eu utilizo a bicicleta no dia a dia, vou e volto do trabalho de bicicleta. A utilização das bicicletas nas cidades transforma esses lugares em um local mais humanizado”, disse.

Segundo o presidente, é necessária mais atenção do poder público em relação à utilização desse meio de transporte. “Ela pode ser uma grande alternativa. O grande problema hoje é que em horários de ‘pico’ tem uma grande quantidade de carros, e a cidade se torna intrafegável. Utilizar a bicicleta é uma forma ambientalmente correta, promove a saúde das pessoas, e é uma das medidas tomadas nas grandes capitais do mundo”, destacou Rocha.

Para quem vai participar da pedalada, Rocha faz algumas recomendações: “Recomendamos o uso de capacete, que as bicicletas tenham as luzes. E os menores de idade que forem participar precisam estar acompanhados pelos pais”, alertou.

Sair da versão mobile