A campanha de vacinação antirrábica já teve o lançamento e durante toda semana estará atuando na região dos bairros em volta da rodovia AC-40 e Belo Jardim. O Departamento de Controle de Vigilância em Zoonoses (DCZ) já avalia que por dia estão sendo vacinados 160 animais.
A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos. Sendo assim, ela pode atingir não só os animais, mas também seres humanos. Existem raros relatos de cura e a doença pode matar em apenas uma semana nos caso mais graves.
“É importante vacinar os cães e os gatos para que a população não tenha nenhuma surpresa. Raiva é uma doença muito grave, a maior zoonose do planeta. Portanto, eu peço que população receba bem o vacinador”, disse o diretor do Centro, Everton Arruda.
A campanha vai até o dia 31 de outubro. O departamento estima vacinar 48.286 animais, desses 46 mil são cães. De acordo Everton Arruda, uma das maiores dificuldades encontradas pelas equipes são as casas fechadas.
“Atuamos na semana, quando a maioria das pessoas estão trabalhando. Por isso, iremos disponibilizar pontos fixos aos sábados, sempre no bairro onde estaremos atuando. Essa medida será avisada nas ruas”, explicou. “A gente este ano está com pontos fixos no final de semana para vacinar cães e gatos das pessoas que não puderam vacinar durante a visita”, concluiu Arruda.
A partir da semana que vem, as equipes ficarão cerca de 15 dias na Regional do Calafate e em seguida seguem para o Tancredo Neves.
Estão atuando na vacinação dos animais, 54 equipes compostas por Agentes de Controle de Zoonoses, Agentes de Controle de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e estagiários do curso de Veterinária da UFAC.
Redução nos casos de raiva humana
Nas duas últimas décadas houve uma redução significativa no número de casos humanos registrados por ano, caindo de 173, em 1980, para 17 casos em 2003, tendo o cão como o principal transmissor da doença. Atualmente esses casos estão concentrados principalmente na região Norte e Nordeste. Desde 2003 todas as unidades da federação disponibilizam na rede de serviços de saúde, vacina para a profilaxia da raiva humana.