X

Rodrigo Janot vem ao Acre para inaugurar nova sede do MPF

Rodrigo Janot estará em Rio Branco no dia 4 de setembro. (Foto: Divulgação)

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, tem uma agenda confirmada para Rio Branco no dia 4 de setembro, para inaugurar a nova sede do Ministério Público Federal (MPF). Janot ganhou notoriedade nacional ao ser responsável pelas investigações da Operação Lava Jato contra políticos ocupantes de cargos públicos.

Após sua lista onde apontava dezenas de nomes de políticos e empresários envolvidos em um grande esquema de corrupção dentro da maior empresa estatal brasileira, a Petrobras, o procurador-geral passou a ser considerado o inimigo número um de diversos políticos brasileiros.

A mais recente aquisição para grupo de inimizades do procurador-geral foi o ex-presidente Fernando Collor, que chegou a ofendê-lo durante discurso em tribuna no Senado. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, também está no grupo. Foi a primeira vez em que tantas autoridades com foro privilegiado se tornaram alvo de uma mesma apuração, vencendo o marco anterior, o mensalão, julgado em 2012.

Desde março, quando denunciou formalmente ao Supremo Tribunal Federal, dezenas de políticos foram acusados de participação no escândalo. Janot dividiu os holofotes da Lava Jato com a força-tarefa de procuradores do Paraná e o juiz Sergio Moro – o responsável por mandar para a cadeia donos de empreiteiras como  Odebrecht, Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez e, mais recentemente, o ex-ministro José Dirceu.

Rodrigo Janot afirma que os dois receberam dinheiro desviado da Petrobras. Se o Supremo Tribunal Federal aceitar denúncia, os parlamentares se tornarão réus.

Categories: Flash Geral
A Gazeta do Acre: