X

Incra investe meio milhão em créditos para assentados no Acre

 A assinatura dos contratos de concessão Créditos para 200 famílias assentadas nos PA’s Nova Promissão e Campo Alegre em Capixaba/Acre, com investimento de meio milhão de reais foi programada como exercício prático da capacitação ocorrida na Superintendência Regional do Incra no período de 24 a 28 de agosto, ministrada pela Diretoria de Desenvolvimento e Infra da sede em Brasília.

Os 30 técnicos tiveram oportunidade de exercitar na prática os conhecimentos em atualização e aprimoramento do programa de Crédito, bem como as novas regras para concessão dos mesmos. Estratégias que serão reproduzidas na SR e Unidades Avançadas do órgão no Estado.

O coordenador da DDI/DF, Douglas Souza fez questão de destacar que a Superintendência do Acre saiu na frente na capacitação e que será levada a todas as SRs.

“A integração entre Ates e Crédito e a garantia que as políticas públicas cheguem ao mesmo tempo são o foco no aprimoramento do programa de Crédito”, reforçou.

Durante a assinatura dos contratos de Créditos Mulher, Fomento e Apoio Inicial para os assentados do Nova Promissão e Campo Alegre foi apresentada uma demanda sobre o mercado em hortifrutes pelos seguimentos que comercializam o maior volume desses produtos no Estado e que, com os devidos incentivos, podem ser abastecidos pela agricultura familiar local.

Essas modalidades de Créditos são pagas pelo Incra para que os beneficiários da reforma para fomentar a produção após o assentamento. Portanto, oportuno levar os setores fortes em comercialização de produtos pra mostrarem como está o mercado, exatamente no momento que os assentados estão recebendo esse incentivo produtivo.

O representante da maior rede de supermercados do Acre listou mais de 100 produtos que são importados de São Paulo e podem passar a ser cultivado pelos assentados, como por exemplo a batata doce, banana, laranja, alface, repolho, melancia e incontáveis itens entre frutas, verduras e leguminosas.

Esses produtos viajam em média cinco dias em caminhões frigoríficos pra chegar ao Estado em condições de consumo.Demanda semelhante foi apresentada pela Central de Abastecimento de Rio Branco (Ceasa) destacando principalmente que o mercado local tem deficiência em produção contínua e em grande escala.

Para o prefeito Otávio Vareda a ação do Incra tem peso determinante no desenvolvimento do município, cuja população é predominantemente rural, com 72%, lembrando que além do investimento em Créditos, o órgão mantém uma parceria com a Prefeitura que garante a realização de duas feiras de produtos da agricultura familiar na Capital.

“Essas feiras realizadas toda semana, uma em frente a sede do Incra em Rio Branco e outra na mesma região, no bairro São Francisco, vem garantindo emprego e renda para um número considerável de famílias assentadas em Capixaba”, lembrou.

 

Categories: Geral NOTÍCIAS
A Gazeta do Acre: