X

Movimento Compre do Pequeno Negócio é lançado no Acre

 O Movimento Compre do Pequeno Negócio, liderado pelo Sebrae, foi lançado na quarta-feira, 5, no auditório da entidade. Na ocasião, empresários de todos os setores da economia acreana participam da apresentação do evento. O presidente do Sebrae nacional, Luiz Barreto fez a participação da abertura do evento através de teleconferência, onde destacou cinco razões para comprar de pequenas empresas.

Para incentivar a participação no Movimento Compre do Pequeno Negócio haverá campanhas na mídia, nas redes sociais e a distribuição de kits gratuitos para que as pequenas empresas sejam facilmente identificadas pelos consumidores.

“A expectativa é que as pessoas comprem das micro e pequenas empresas e assim colaborem com o crescimento da economia brasileira”, ressaltou o Superintendente do Sebrae no Acre, Mâncio Lima Cordeiro.

A coordenadora do programa no Acre, Soraia Neves, ressalta que as ações serão realizadas nos 22 municípios do Acre. “Será realizado palestras temáticas de vendas, finanças, atendimento a clientes, uma semana de capacitação dos micros empresários de 21 a 26 de setembro, além de movimentos de massa, principalmente na Capital, usando os parques urbanos nos finais de tarde, convidando a sociedade e uma cicleata no dia 7 de setembro. Usaremos as feiras que estamos apoiando para ampliar esse movimento. Queremos que as instituições parceiras participem desse movimento”, confirmou.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e empresário Adem Araújo, afirma estar feliz pela campanha atingir e despertar a consciência do consumidor final para as compras focada nos pequenos negócios.

“A associação brasileira de supermercados fez campanha semelhante com excelente resultado ficado na compra dos pequenos fornecedores. Aqui no Acre, os supermercados Araújo já compram e incentivam a compra dos pequenos e esperamos que com essa campanha aumente ainda mais o consumo desse segmento da economia”, explicou.

Mâncio Lima Cordeiro destacou sobre a representação das micro e pequenas empresas na economia acreana e nas vidas das pessoas. “Os pequenos negócios no estado do Acre tem mais ou menos as mesmas representações que tem no Brasil, ou seja, mais de 50% dos lucros gerados nos pequenos negócios, representam cerca de 27% do PIB”, explica.

Sobre o programa, Cordeiro explicou que outro objetivo é criar uma cultura de cidadania, ou seja, nos pequenos negócios não há números expressivos de demissão, diferente das grandes empresas que geram demissões em massa.

“Enquanto as grandes empresas demitiram, as pequenas empresas no Brasil contrataram 116 mil novos trabalhadores. Nós temos várias datas comemorativas, que tem haver com o varejo e cidadãos no mundo”, falou o superintendente.

O Sebrae deseja transformar o dia 5 em um dia para todo mundo lembrar a importância de se comprar dos pequenos negócios, onde você está ajudando mais da metade do desemprego do país, o hábito de comprar do pequeno negócio reduz mais da metade do desemprego do Brasil, afirmou o superintendente do Sebrae/AC.

O secretário estadual da Fazenda, Joaquim Macedo, ressaltou a importância dos pequenos negócios para o Estado. “Nós temos as micros e pequenas empresas e o micro empreendedor individual como uma realidade no estado representa em termos nominais a maior parcela dos empresários”

Tinel explica ainda que o Estado também tem feito dentro da sua possibilidade a criação de programas que incentivam esse público, através dos seus programas de licitações de compra governamentais e principalmente beneficiando o setor moveleiro do estado, que já é bem mais realidade do que os demais setores.

O Sebrae em todo país pretende usar a força dos pequenos negócios, mais de 10 milhões de empresas no Brasil, que faturam no máximo R$ 3,6 milhões por ano, para fortalecer a economia.

“Há 42 anos, o Sebrae prepara o empreendedor para melhorar a gestão das empresas, para que elas se tornem mais eficientes e atendam melhor os consumidores. Agora é a primeira vez que fazemos um movimento para a sociedade, para que as pessoas percebam que ao comprar do pequeno, elas estão melhorando a sua cidade, gerando empregos e ajudando a economia”, destaca o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto.

Outras informações podem ser adquiridas através do hotsite (www.compredopequeno.com.br). Nele os empreendedores também poderão cadastrar suas empresas para que o consumidor encontre os produtos e serviços que precisa perto de sua casa ou trabalho. Além disso, no endereço eletrônico as cinco razões estão enumeradas para comprar dessas empresas:

1 – É perto da sua casa

2 – É responsável por 52% dos empregos formais

3 – O dinheiro fica no seu bairro

4 – O pequeno negócio desenvolve a comunidade

5 – Comprar do pequeno negócio é um ato transformador

A Gazeta do Acre: