O deputado estadual Nicolau Júnior (PP-AC), pediu ao governo do Acre durante as explicações pessoais da Assembleia Legislativa do Acre, na manhã de hoje (12), melhor aperfeiçoamento nos critérios de prioridades do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) na região mais isolada do Acre.
“O sistema tem funcionado, inclusive, salvou muitas vidas, mas nos últimos meses pessoas com nível de classificação de risco têm esperado muito pelo atendimento”, frisou o deputado.
Júnior lembrou que em abril deste ano o governo realizou mutirão de atendimento do TFD que atendeu 483 pacientes nas áreas de ginecologia, oncologia, neurologia e ortopedia de joelho, mas afirmou que por se tratar de uma região muito isolada, várias pessoas de municípios como Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, ficaram sem a assistência por falta de comunicação.
“É preciso que o estado tenha um olhar diferente para os pacientes dessas regiões que são as mais isoladas. Por isso indiquei o aperfeiçoamento dos critérios de prioridades” voltou a argumentar o parlamentar.
Nicolau pediu ao secretário de saúde, Armando Melo, que saia do seu gabinete e conheça de perto as particularidades do sistema de saúde em cada município. “É preciso que o secretário conheça de perto as dificuldades enfrentadas pelos profissionais de saúde de todo o Vale do Juruá, assim planejará melhor suas ações para região”, acrescentou.
Greve da Educação – Nicolau Júnior se manifestou a favor da greve dos profissionais da educação e voltou a pedir diálogo pelo governador Sebastião Viana. Lembrou que no Congresso, o senador Gladson Cameli (PP-AC) tem se manifestado a favor da categoria.
“Sou a favor da greve, contra as medidas de corte de ponto e demissão de servidores anunciadas pelo governo. Saibam que no Senado vocês contam com um grande aliado que é o senador Gladson Cameli. Vamos à luta até que o governo se manifeste a favor da categoria”, conclui o progressista.