Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Lourival Marques ressalta dados do IBGE e Embrapa na produção agrícola do Estado

O líder do Partido dos Trabalhadores no parlamento estadual, deputado Lourival Marques, ressaltou ontem, 25, os avanços na agricultura do Estado nos últimos 15 anos. Ele frisou que, de acordo com dados do IBGE, o índice de crescimento chegou a 56%.

“Passamos de 83 mil para 129 mil hectares plantados. Desse percentual, 91% são de lavouras anuais como o milho e apenas 9% são de lavoura perene”, disse o parlamentar ao destacar que entre as principais culturas produzidas no Acre, estão o milho, a mandioca e a banana.

“O milho teve crescimento de 111%, saindo de 1,3 mil para 2,7 mil quilos por hectare. Os municípios com maior produtividade foram Senador Guiomard, Porto Acre, Rio Branco e Acrelândia, fortalecendo assim a cadeia do peixe, da suinocultura e da avicultura”, falou.

Em relação à mandioca, Lourival afirmou que a produção subiu de 13 mil quilos por hectare, em 1998, para 21 mil quilos por hectare, em 2013. “Superamos em 52% a média nacional de 14 mil quilos por hectares. O resultado da produção da banana também foi satisfatório. Em 2013 foi de 10,6 mil quilos por hectares, superando anos anteriores que tiveram a produção na casa dos 8,2 mil quilos por hectares”, salientou Marques.

Para o deputado, esses resultados só foram possíveis devido aos investimentos do Governo do Estado em políticas e programas para o fomento da agricultura intensiva nas áreas já desmatadas, com acesso ao crédito e à assistência técnica.

“A agricultura acreana está se tornando independente dos desmatamentos e queimadas, embora essa prática deva continuar acontecendo como parte da tradição e da estratégia de produção da maioria dos agricultores familiares e das populações indígenas para garantir segurança alimentar e renda alternativa às suas famílias”, finalizou.

Sair da versão mobile