Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Servidores da educação podem suspender greve na próxima semana

Servidores da educação podem suspender greve na próxima semana

 Há 59 dias em greve, os servidores da educação começam a pensar na suspensão do movimento grevista até janeiro de 2016. Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (Sinteac), Rosana Nascimento, a categoria está sendo “ameaçada”.

A presidente ressalta o comprometimento dos professores com o ano letivo. “Nós vamos suspender para que os professores concluam o ano letivo. Voltamos a greve em 2016. Nós já chegamos no limite máximo da reposição das aulas”, disse.

A categoria aguarda resposta do governo sobre a última proposta encaminhada. Na noite de quarta-feira, 12, os grevistas acamparam em frente à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), e passaram a noite no local. Na manhã de quinta-feira, 13, os servidores realizaram outro protesto dentro do Aleac.

Ainda de acordo com a sindicalista, os professores estão sendo ameaçados pelo governo. “O governo fez a política do terror, de amaçar tirar o salário e demitir o trabalhador. O Evaldo Viana (Diretor de Gestão da Secretaria de Educação do Estado) está ligando para todos os diretores e dizendo o seguinte: Se não voltar a trabalhar o salário está cortado, e os provisórios estão demitidos!”, afirmou Nascimento.

A categoria se reunirá com a desembargadora Eva Evangelista na segunda-feira, 14 de agosto. Ela se comprometeu em mediar às negociações entre os grevistas e o governo. Além disso, na terça-feira, 15, será realizada uma Assembleia Geral, às 18h, no Colégio CERB, para decidir o futuro do movimento grevista. “A greve continua”, finalizou a presidente do Sinteac.

Sair da versão mobile