X

Acre não alcança meta mínima de vacinação contra paralisia infantil

 Apenas 66,69% das crianças foram imunizadas contra a paralisia infantil – o equivalente a 48.986 de crianças. A campanha de vacinação contra poliomielite (paralisia infantil) encerrou nessa segunda-feira, 31, e não alcançou a meta mínima estabelecida pelo governo federal que era de 69,7 mil crianças.

De acordo com a Divisão de Imunização do Estado, apenas quatro municípios acreanos alcançaram a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. As cidades de Tarauacá, Plácido de Castro, Mâncio Lima e Bujari vacinaram 95% do público-alvo. A capital, Rio Branco e o município de Cruzeiro do Sul imunizaram 63,26% e 50,33% respectivamente.

Contudo, a enfermeira Rosimary Muniz, da equipe de imunização do estado, explica que os números devem ser superiores aos divulgados recentemente. O estado tem até o próximo dia 10 de setembro para inserir novos dados. “Nossos dados estão oscilando a cada momento para mais. Até dia 10 acredito que vamos ter porcentagens superiores”, disse.

Com relação ao baixo alcance da campanha de vacinação, Muniz afirma que vários fatores podem influenciar no resultado final do número de crianças imunizadas. “Ainda é muito cedo para podermos afirmar algo, ainda não avaliamos a situação no geral”, completou. Por fim, a enfermeira destacou que não existem indícios de prorrogação da campanha contra poliomielite.

Em 2014, mais de 58 mil crianças foram vacinadas contra poliomielite, no Acre. Cerca de 79% do público alvo, o equivalente a 72 mil crianças.

 

A Gazeta do Acre: