Pular para o conteúdo

Com 54 candidatos, eleição para conselheiro tutelar acontece nesse domingo

 A prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, e com apoio do Ministério Público (MP/AC) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE), realiza a eleição para conselheiro tutelar nesse domingo, 4 de outubro, das 8h às 17h. Com 54 candidatos, a eleição contará com 72 pontos de votações com urnas eletrônicas iguais as das eleições proporcionar e majoritárias.

Segundo o secretário de Direitos Humano de Rio Branco, Evandro Rosas, todos os eleitores que estão em dia com suas obrigações eleitorais podem participar do processo de votação. Ele destaca que essa é a primeira vez que a eleição para conselheiro tutelar acontece de forma unificada. “Nossa expectativa é muito boa. Todos podem votar, porém, o voto é facultativo”, explicou.



No total, serão escolhidos 15 novos conselheiros tutelares, para atuarem nos três Conselhos Tutelares de Rio Branco. O terceiro está sendo criado e a entrega está prevista para janeiro de 2016, no bairro Quinze.

O secretário destaca que os eleitores podem acessar o site da prefeitura: http://www.riobranco.ac.gov.br/, ou do MP/Ac,http://www.mpac.mp.br/, para acompanhar os locais de votação. “O quadro de candidatos está bem qualificado. Essa eleição tem um caráter específico, defender o direito de proteção à criança e ao adolescente. Tem toda uma causa por trás do processo eleitoral”, disse Rosas.

Divididas em três zonas eleitorais, a votação estará acontecendo em apenas nove escolas, são elas: 1ª zona – escola Maria Angélica de Castro, Colégio Acreano; 9ª zona- escola Armando Nogueira, escola Serafim Silva Salgado, escola Natalino da Silva Brito; 10ª zona –escola Ismael Gomes de Carvalho, escola Neutel Maia, escola Berta Vieira de Andrade e escola Mário de Oliveira.

Foto: Odair Leal/A GAZETA
Foto: Odair Leal/A GAZETA

 

 

error: Conteúdo protegido!!!