Com o objetivo de apresentar os desafios e como superar os problemas vividos pelo atual cenário da pecuária de corte, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), através da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (FAEAC) realizaram nesta segunda-feira, 21, uma série de palestras, em alusão ao Dia de Mercado.
Esses e outros pontos foram abordados pelo professor Sérgio De Zen, pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura Luiz De Queiroz (Cepea/Esalq).
A função do Dia de Mercado é difundir as análises técnicas e econômicas identificadas pelo Projeto Campo Futuro, projeto desenvolvido pela CNA e Cepea para levantar informações sobre a atividade em várias regiões do país.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (Faeac), Assuero Veronez, o evento é importante para levar aos pecuaristas acreanos informações sobre tecnologia, mercado e gestão de propriedade.
“Um evento qualificado com palestrantes renomados que estão transmitindo seus respectivos conhecimentos aos pecuaristas informações que levem ao aumento da produtividade. Nós estamos num momento de crise e é preciso buscar alternativas para atravesse esse momento delicado”, confirmou o Veronez.
Apesar de alguns pensarem que é o setor do agronegócio que menos tem sofrido nessa crise econômica, devido seu potencial na exportação e na produção de alimentos. “Mas, não é bem assim, os custos de produção tem aumentado, devido aos reajustes nos combustíveis, por exemplo. Isso corrói o poder de compra. Os insumos que são utilizados são indexados em dólar. E administrar isso com competência e para sofrer menos com a crise, depende do preparado para isso. E é isso que estamos oferecendo”, explicou.