X

Encontro discute Educação Infantil no Acre e políticas de atendimento

 Com o tema “Educação Infantil no Acre: Políticas de Atendimento – Caminhos e Perspectivas”, o Fórum Acreano de Educação Infantil (Faei), o Organização Mundial para a Educação Pré escolar (OMEP) e o Movimento de Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (Mieib) uniram-se para realizar o I Encontro da OMEP e V Fórum de Educação Infantil no Acre. O evento iniciou nessa terça-feira, 1, e encerra hoje, 2 de setembro, no auditório da Secretaria de Estado de Educação (SEE). Aproximadamente 250 pessoas participaram do primeiro dia de fórum.

Durante o encontro serão abordadas as principais conquistas da área como, ampliação do atendimento em Rio Branco, política de formação continuada, a construção de proposta e rotina pedagógica respeitando a infância. Além disso, os desafios de implantação dos Planos Municipal, Estadual e Nacional de Educação estarão na pauta do evento.

Segundo o secretário Municipal de Educação, Marcio Batista, o objetivo do encontro é avaliar os últimos dez anos da educação infantil no Acre, além de planejar a próxima década, baseado no Plano Nacional de Educação (PNE). Ele destaca a meta um do PNE, universalização da matrícula para crianças de 4 e 5 anos, como uma meta desafiadora.

“Os municípios obrigatoriamente terão que garantir que as crianças sejam matriculadas na pré-escola. Além disso, o plano estabelece que até 2025, 50% de todas as crianças em idade de creche sejam atendidas pelo poder público”, ressaltou o secretário.

Batista explica que aproximadamente 73% das crianças da Capital, entre 4 e 5 anos estão matriculadas na pré-escola. “Nós precisamos elevar em 27% a nossa oferta de vagas”, completou.

Participarão do evento ministrando palestras o Secretário de Articulação dos Sistemas de Ensino – SASE/MEC, Binho Marques; a Consultora do Fundo das Nações Unidas, Carolina Velho. Além de representantes da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), dos Conselhos Estadual e Municipal de Educação.

Por fim, o secretário afirma que a palestra com Binho Marques é o “ponto forte” do encontro. “Ele vai abordar a Educação Infantil no Acre, e o cumprimento da meta 1. Ele vai fazer uma panorâmica nacional”, concluiu.

 

 

 

A Gazeta do Acre: