X

“Durante tempestades, o ideal é procurar abrigo”, alerta bombeiro

O major Cláudio Falcão, do Corpo de Bombeiros, alerta a população a procurar abrigos durante tempestades e ventanias. Uma forte chuva acompanhada de ventos intensos atingiu Rio Branco na tarde desta quinta-feira, 3, e deixou rastros de destruição. O Corpo de Bombeiros registrou 17 ocorrências, a maioria foram quedas de árvores em vias públicas e residências.

Segundo o major Falcão, o número de ocorrências pode ter sido maior, pois esse número foram apenas ocorrências que acionaram o Centro Integrado de Operação em Segurança (Ciosp). Além de quedas de árvores, um princípio de incêndio no bambuzal próximo ao Calçadão, na beira do Rio Acre, foi registrado.

“Os bambus estão tocando na rede elétrica. Descargas elétricas em árvores com princípio de incêndio e quedas de muro também foram registradas”, contou o major. Nenhuma ocorrência com vítimas foi registrada após o temporal que durou aproximadamente uma hora.

O major destaca que algumas ocorrências ainda estão aguardando atendimento e que os bombeiros trabalham cerca de 48h para fazer todos os atendimentos, para desobstruir as ruas. “Às vezes são árvores de grande porte”, completou.

Por fim, Falcão faz algumas recomendações de como se proteger durante temporais e ventanias. “O ideal é que as pessoas se abriguem. Não fiquem em locais abertos e expostos. Além disso, é preciso ter cuidado no abrigo. Nunca embaixo de árvore ou em lugares que estejam passando fiação elétrica por cima da sua cabeça, ou cercas com fios. É preciso se abrigar, mas antes de tudo avaliar seu abrigo”, concluiu.

A Gazeta do Acre: