O ministro da Pesca, Helder Barbalho (PMDB), o senador Gladson Cameli (PP/AC) e o prefeito Vagner Sales (PMDB), inauguraram na manhã desta segunda-feira, 28, em Cruzeiro do Sul, o Mercado do Peixe. A obra de R$ 1,4 milhão é fruto de emenda do senador Gladson Cameli. O senador Sérgio Petecão (PSD), a deputada federal Jéssica Sales (PMDB) os deputados estaduais Nicolau Júnior (PP) e Jairo Carvalho (PSD) prestigiaram o evento que fez parte das comemorações dos 111 anos da cidade.
Em seu discurso Cameli saudou a multidão presente em nome de dois cidadãos cruzeirenses que acompanharam a sua infância, o seu Epaminondas e o senhor Dedé. Ao lembrar que o mercado leva o nome do avô materno, Resene de Souza Lima, o senador se emocionou, citou Orleir Cameli e falou de retidão.
“Muito obrigado pela homenagem a este homem que pautou a sua vida na retidão e no trabalho”, enfatizou.
O líder do PP no Acre disse ainda que junto com o senador Sérgio Petecão (PSD/AC) vai fazer um apelo ao Governo Federal para que não tire a estrutura do Ministério da Pesca, que é de fundamental importância para a Amazônia. Ao falar diretamente para os pescadores e comerciantes que utilizarão o moderno mercado, Cameli disse que vai conti-nuar se esforçando para atender as demandas do setor.
“O ministro Helder Barbalho é um parceiro de vocês e não tem medido esforços para tornar a cidade de Cruzeiro do Sul como uma referência em pescado para o Brasil. Eu sou senador de todos, e independente de cores partidárias, vou manter minha luta para ajudar os pescadores de todo o Estado”, garantiu ele.
Ao citar o trabalho do senador Gladson Cameli no Congresso Nacional, Helder Barbalho disse que a cidade de Cruzeiro do Sul ganhou um presente na sua data de aniversário. O fortalecimento das ações do pescado em cada município é, segundo o ministro, uma determinação do Governo Federal.
“Esses trabalhadores devem ter um olhar especial pelo governo brasileiro. Ontem mesmo assinei um termo de parceira com o Ministério da Saúde de um plano especializado para pescadores e pescadoras, e da mesma forma com a educação, assinamos um termo de compromisso para erradicação do analfabetismo dos trabalhadores da pesca”, acrescentou o ministro.
Ainda de acordo Helder Barbalho, o Estado do Acre é estratégico dentro da pesca e do cultivo de organismos aquáticos principalmente na piscicultura. Dentro do plano de desenvolvimento da aquicultura até 2020 a meta é fazer com que o Brasil salte da produção de 700 mil toneladas para 2 milhões de toneladas. (Assessoria Parlamentar)