X

Servidores do INSS encerram greve e atendimentos devem ser retomados no dia 1° de outubro

Atendimentos irão obedecer a data do primeiro agendamento. (Foto: Odair Leal/ A GAZETA)

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem ficar tranquilos que os atendimentos serão retomados a partir do próximo dia 1°, depois que os servidores do órgão decidiram suspender a paralisação no Acre.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Acre (Sindsep/AC), Angelo Augusto, explicou que até a próxima semana, os servidores normalizem a demanda que ficou acumulada. No Estado 100% da categoria aderiu ao movimento.

Segundo Angelo, a ordem dos atendimentos vai se dar de acordo com a data do primeiro agendamento. Além dos segurados que já estão agendados, as duas agências de Rio Branco devem atender àqueles que procuram dar entrada no auxílio doença.

“É importante ressaltar que os segurados não serão prejudicados com a greve. Quem fez o seu agendamento, vai receber retroativo a partir da data desse agendamento. Mesmo com a paralisação, era possível realizar os agendamentos pelo site e central e ainda é. Então, quem não o fez, não vai poder receber o benefício”, informa o presidente.

As principais reivindicações da categoria eram o reajuste salarial de 27,5%, a incorporação das gratificações, 30 horas de trabalho semanal para todos os funcionários, realização de concurso público e melhoria das condições de trabalho.

De acordo com Angelo, o governo divulgou uma proposta que foi aceita pelos servidores. O acordo é basicamente a reposição das perdas salariais em dois anos, com a primeira parcela em agosto de 2016 e a segunda em janeiro de 2017. Outra conquista da categoria, foi a incorporação da gratificação ao salário.

O sindicalista destaca ainda que, apesar da suspensão da greve, a categoria continua com o movimento, caso o governo não cumpra o acordo. “Por isso a ideia da suspensão, por entender que caso o governo não cumpra, a gente está em processo de mobilização e vamos cobrar isso”, destaca.

As pessoas que procurarem informações ou precisam fazer atualizações de benefícios devem procurar a gerência executiva, na Avenida Getúlio Vargas, em Rio Branco.

Ao todo, o órgão possui sete agências e duas unidades de atendimentos, distribuídas nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Tarauacá, Feijó, Sena Madureira, Rio Branco, Xapuri e Brasileia.

Para evitar transtornos e deslocamentos desnecessários, antes de procurar uma Agência da Previdência Social, o cidadão deve entrar em contato com a Central 135 para obter informações sobre a situação do atendimento e os serviços disponíveis.

Categories: Flash Geral
A Gazeta do Acre: