X

Hospital Pronto Clínica encerra atendimentos de urgência e emergência

 O Hospital Pronto Clínica encerrou os atendimentos de urgência e emergência em Rio Branco. A medida passou a valer desde a última terça-feira, 1 de setembro. No último dia 24 de março, o Conselho Regional de Medicina no Acre (CRM/AC) suspendeu os serviços de urgência e emergência do hospital por falta de estrutura e, para a implantação de sobreaviso de quatro especialidades: cardiologia, cirurgia geral, ortopedia e anestesiologia.

Um termo de ajustamento de conduta (TAC) com o Ministério Público do Acre (MP/AC) foi assinado no final de julho. Em nota, o MP informou que a unidade de saúde teria 30 dias para se adequar às normas legais. O órgão destacou que a finalidade do TAC foi “garantir o cumprimento da legislação pátria, no que concerne ao respeito à segurança e à saúde dos consumidores”.

De acordo com o diretor do hospital, Luiz Beyruth, o motivo da falta de ajuste foi a falta de apoio das operadoras (planos de saúde). Ele afirma que o investimento é de aproximadamente R$ 120 mil e, o hospital não poderia financiar todo o pagamento. “Não posso comprometer a folha de pagamentos dos funcionários, nós temos outras prioridades. Infelizmente as operadoras não se manifestaram quanto a isso, então informamos ao MP que não poderíamos atender mais as urgências e emergências”, explicou.

Beyruth destaca que os demais procedimentos, internações, consultório, laboratório e centro cirúrgico estão funcionando normalmente. Ele esclarece que alguns sites noticiaram que o hospital seria fechado: “Não vamos fechar, apenas serviços de urgência e emergência não serão realizados”, frisou.

Por fim, o diretor disse que não há previsão para realizar os ajustes necessários, mas que após a posição das operadoras, o hospital passará pela implantação de sobreaviso das especialidades indispensáveis. “Estamos aguardando a manifestação das operadoras. Nós não podemos bancar um serviço desses, sendo que isso está sendo exigido só da gente”, concluiu.

 

A Gazeta do Acre: