O líder do governo no parlamento estadual, deputado Daniel Zen (PT), defendeu na manhã de quinta-feira, 17, durante sessão ordinária, a elaboração de medidas pelo governo federal para combater a crise econômica da qual o país enfrenta atualmente. Ele comentou ainda sobre a possibilidade de majoração de impostos pela presidente Dilma Rousseff (PT).
“Mesmo com um possível aumento de impostos e corte de despesas, programas sociais como “Minha Casa Minha Vida”, Bolsa Família, Prouni, entre outros, serão mantidos. E essa manutenção desses programas é de fundamental importância”, disse o deputado.
Zen falou ainda sobre a proposta de retorno da Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF), com alíquota de 0,2%. A matéria foi apresentando no último dia 14 e caso aprovada servirá para cobrir o déficit previsto da Previdência, além de ser destinada ao pagamento de aposentadorias.
“Particularmente acho muito mais eficaz e eficiente um tributo como a CPMF que o próprio imposto de renda, que taxa de forma severa aqueles que possuem uma renda mediana e de forma não tão severa aqueles que têm maior poder aquisitivo. O objetivo é que a CPMF seja provisória e não dure mais do que quatro anos, ou seja, levará apenas um tempo necessário para que a economia do país seja estabilizada”, afirmou.
O líder do governo voltou a ressaltar que embora o governo aumente a arrecadação e realize cortes de despesas, o fator principal é que os principais programas sociais serão mantidos.
Por fim, Zen pediu que a bancada federal acreana esteja atenta a importância da aprovação do projeto. “A medida tem enfrentado resistência tanto na Câmara quanto no Senado, e no Parlamento acreano tem gerado discussões a respeito. Porém, volto a afirmar que é necessário que se esteja atento a necessidade de aprovação da matéria”.