X

Polícia Federal apreende oito mil maços de cigarros contrabandeados

  Através da Operação Fumaça, a Polícia Federal apreendeu no último sábado, 29, cerca de oito mil maços de cigarros contrabandeados. Os produtos foram encontrados no camelódromo do Centro da capital.

Segundo o delegado responsável pela operação no Acre, Eduardo Gomes, 13 pessoas foram detidas e uma continua presa. Ele destacou que esta é uma operação que faz parte de uma ação maior da Interpol (Polícia Internacional) que ocorreu em cerca de 150 países, entre os dias 14 e 31 de agosto, com foco nos crimes de contrabando.

“Como no estado do Acre o maior foco desse tipo de crime é de cigarro contrabandeado, fizemos a operação em cima desse crime. A operação foi dividida em duas etapas”, disse.

Na primeira fase, ocorrida na terça-feira da semana passada, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em cinco residências de fornecedores de cigarro. Quatro flagrantes foram realizados.

Na segunda fase, que contou com o apoio do batalhão de choque da Polícia Militar, foram realizados nove flagrantes de vendedores de cigarro no camelódromo central. O delegado frisou que esta fase teve um cunho preventivo e educativo, visando desestimular o final da cadeia criminosa.

“Esse crime tem uma certa aceitação social, mas ele é tão danoso quanto o crime de tráfico de drogas. Por trás dele estão outros crimes como o próprio tráfico de droga, receptação de veículos, organizações criminosas, tráfico de armas. O comércio do cigarro hoje chega a ser tão lucrativo quanto o tráfico de drogas”, conclui Gomes.

A Gazeta do Acre: