Pular para o conteúdo

Heitor destaca que SUS disponibilizará novos inibidores para tratamento de Hepatite C

O deputado Heitor Junior (PDT) destacou na manhã de terça-feira, 8, durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Acre, que no próximo dia 22 de setembro o diretor do Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita, cumprirá agenda no Acre.

Segundo o deputado, o objetivo da vinda de Fábio é para anunciar a liberação de novos inibidores de protease que impedem a replicação do vírus e impossibilitam o progresso da hepatite C.



“O representante do Ministério da Saúde vem ao Acre para falar da disponibilização pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do Sofosbuvir, Dactastavir e Mimeprevir. Estes medicamentos podem estar restabelecendo o paciente em três meses de tratamento. O melhor de tudo é que é sem efeitos colaterais e com a possibilidade de cura em torno de 95% dos casos”, disse Heitor.

O parlamentar voltou a afirmar que o Acre será o estado pioneiro no lançamento desta medicação. “Inicialmente serão atendidos 263 pacientes. Até novembro, o número poderá chegar a 600 pessoas”.

Heitor destacou ainda que apresentou à mesa diretora da Aleac um projeto de lei que altera e acresce dispositivos da Lei n. 2.097, que obriga os Hospitais Públicos e Privados com atendimento de urgência, informar sobre o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por veículos automotores de via terrestre (Dpvat).

“Muitos esquecem que possuem esse direito, por isso a importância dos hospitais fixaram as informações. No cartaz deverá conter quem tem direito a receber o seguro e qual o prazo para requerer o pedido de indenização e os valores do seguro obrigatório”, finalizou.

error: Conteúdo protegido!!!