Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Preço de passagens aéreas na Região Norte será tema de debate em audiência conjunta

A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) em parceria com a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado da República realizam nesta terça-feira, 22, uma audiência pública. O objetivo do encontro é dar continuidade aos debates acerca do alto preço das passagens de avião na Região Norte, bem como a oferta de linhas aéreas.

A realização da audiência atende a requerimento dos senadores Jorge Viana (PT-AC) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP). Para o senador acreano, além de “os preços cobrados da população que reside na Amazônia brasileira serem abusivos, a oferta de voos é deficitária e os horários são sacrificantes”.

Jorge Viana voltou a lembrar de que na Amazônia o transporte aéreo não é apenas mais uma alternativa de locomoção, e sim um serviço de primeira necessidade. Ele frisa que é importante discutir a possibilidade de novas companhias aéreas ofertarem voos para a Região Norte.

Na opinião do senador, os serviços prestados pelas companhias aéreas na região Norte não estão “à altura” do que é oferecido aos consumidores das demais regiões. Ele reclamou ainda dos horários dos voos que atendem a região (pela madrugada), especialmente o Acre, e da ausência de linhas diretas para outros centros.

“Isso prejudica demais o turismo para o Acre. E isso num cenário em que aumentou muito o número de passageiros nos últimos anos”, disse.

O Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional também será discutido durante a audiência pública. Para Jorge, a escalada dos preços das passagens aéreas, além de dificultar o fluxo de bens e pessoas, constitui-se em verdadeiro entrave ao desenvolvimento e integração regional.

 

Sair da versão mobile