X

Sem registros no Acre, Receita Federal alerta sobre envio de mensagens falsas pelo facebook

 A Delegacia da Receita Federal do Acre está alertando os contribuintes acreanos. De acordo com o órgão, uma mensagem informando que o usuário teve sua declaração do Imposto de Renda Pessoa Física retida na malha fina poderia estar sendo enviada através da rede social facebook.

Segundo o delegado do órgão no estado, Jerry George, esse é um alerta nacional. Ele afirma que no Acre, nenhum caso de envio de mensagens falsas através da rede social foi registrado. “Nós estamos alertando os contribuintes que essas são mensagens falsas”, disse.

O órgão possui três canais online: twitter, youtube e facebook. “Esses canais são utilizados para fazer esclarecimentos à população, ou divulgar dados, datas e eventos. A Receita Federal não envia arquivos, nem links”, afirmou o delegado.

As falsas mensagens utilizam indevidamente nomes e timbres oficiais e enganam o cidadão, na tentativa de obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e financeiras. “É importante não abrir os arquivos ou links anexados, excluir imediatamente é o ideal. Na maioria das vezes são programas que causam danos ao computador e ainda pode capturar informações confidenciais do usuário”, alertou Jerry.

Por fim, o delegado destaca que os atendimentos aos contribuintes são realizados na Delegacia da Receita Federal ou ainda pela página oficial da Receita na internet.

A Gazeta do Acre: